
CPqD e INTEL do Brasil anunciam cooperação técnica para o desenvolvimento em tecnologia WiMAX
Documento assinado entre as empresas visa o desenvolvimento conjunto para oferecer soluções de redes sem fio baseadas na tecnologia WiMAX, ao mercado latino americano.
Durante o Futurecom 2004, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Intel assinam documento para viabilizar o intercâmbio de ações focadas no desenvolvimento de produtos e serviços suportados pela tecnologia WiMAX.
Amparado por sua experiência em telecomunicações, o CPqD criou o Centro de Competênci...
CPqD e INTEL do Brasil anunciam cooperação técnica para o desenvolvimento em tecnologia WiMAX
Documento assinado entre as empresas visa o desenvolvimento conjunto para oferecer soluções de redes sem fio baseadas na tecnologia WiMAX, ao mercado latino americano.
Durante o Futurecom 2004, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Intel assinam documento para viabilizar o intercâmbio de ações focadas no desenvolvimento de produtos e serviços suportados pela tecnologia WiMAX.
Amparado por sua experiência em telecomunicações, o CPqD criou o Centro de Competência WiMAX para o desenvolvimento de aplicações de redes e serviços, consultorias, dispositivos e sistemas de segurança de redes e tarifação. O Centro ofertará às operadoras e ao mercado corporativo o acesso aos novos serviços e aplicações e desenvolvimento de dispositivos compatíveis com esta tecnologia.
A visão da Intel para acelerar o desenvolvimento de redes wireless de banda larga, como uma forma de expansão de redes de banda larga de próxima geração para computadores pessoais, baseia-se no padrão WiMAX (IEEE 802.16-2004). Tecnologias-padrão normalmente ajudam a reduzir os custos de desenvolvimento e facilitam a interoperabilidade dos sistemas, o que leva à sua ampla disseminação. Neste sentido, a Intel colabora com a indústria para alcançar tais objetivos.
Em Setembro, durante o IDF – Intel Developer Forum, um encontro de desenvolvedores da Intel em São Francisco, Califórnia, a Intel forneceu detalhes técnicos seu primeiro dispositivo integrado que suporta o padrão 802.16-2004, sob o nome código de Rosedale. O Rosedale é o primeiro chip projetado para o padrão WiMAX. A tecnologia permitirá num primeiro momento, o atendimento de novos usuários em banda larga, podendo cobrir grandes áreas com menores investimentos, maior flexibilidade na configuração das velocidades de acesso, redução no tempo de implantação, se comparada com tecnologias atuais. Em um futuro próximo será possível prover mobilidade para o usuário final.
Para Claudio Aparecido Violato, Vice-Presidente de Tecnologia do CPqD, o desenvolvimento de atividades conjuntas com a Intel deverá contribuir fortemente para o sucesso do Centro de Competência WiMAX. "O WiMAX é uma tecnologia de ruptura que trará novas oportunidades para aumentar a escala de uso de redes e serviços banda larga sem fio. É o momento de trabalharmos juntos no sentido de prover soluções para este mercado crescente", comenta Violato.
Para Ronaldo Miranda, diretor de Vendas e Marketing da Intel para a América Latina, "esta iniciativa coloca o Brasil entre os países pioneiros no mundo no desenvolvimento de tecnologia WiMAX. Com a possibilidade de desenvolver equipamentos e serviços já a partir do próximo ano, traz para nosso país a competência e a inovação e insere definitivamente o Brasil na vanguarda do mundo wireless, não apenas como usuário, mas também como desenvolvedor."
Sobre o CPqD
Instalado em Campinas, SP, o CPqD é o maior centro de pesquisas e desenvolvimento da América Latina e atua com destaque nas áreas de sistemas de suporte a operações e negócios, comunicações ópticas, redes, serviços e aplicações em telecomunicações, comunicações sem fio e business intelligence, incluindo prestação de serviços de consultoria altamente especializados, treinamento e serviços laboratoriais. Suas soluções de alta complexidade tecnológica são largamente utilizadas tanto no Brasil como em diversos países europeus e latino-americanos. Para mais informações acesse o site www.cpqd.com.br.
Sobre a Intel
A Intel, maior fabricante de processadores do mundo, também é líder na fabricação de produtos de rede e comunicação para computadores pessoais. Outras informações sobre a Intel podem ser encontradas em www.intel.com/pressroom.
Contatos com a imprensa:
CPqD
Maristela Pazetti - Tel: (19) 9734-1558 - maristela.pazetti@terra.com.br
Renata Della Volpe - MTb 41058 - Tel: (19) 9609-6215 - bigaram@cpqd.com.br
INTEL
Item Assessoria de Comunicação
Telefone: 11-3168-3200 - item@item.com.br
Jornalistas responsáveis:
Celina Monteiro de Barros – MTb 11.986
Silvia Angerami – MTb 16.128
Alessandra Neris – MTb 32.130