CPqD

Busca
Avançada
Transformando em realidade

Arquivos Relacionados


a- A+

Fatos 133 - CPqD Inovação


Ericsson deposita pedido de patente de tecnologia desenvolvida em conjunto com o CPqD

Utilizando recursos da Lei de Informática, projeto brasileiro vence competição mundial que reúne anualmente, na Suécia, projetos inovadores de P&D financiados pela empresa

Macos Salvador

...

[mostrar tudo]


Ericsson deposita pedido de patente de tecnologia desenvolvida em conjunto com o CPqD

Utilizando recursos da Lei de Informática, projeto brasileiro vence competição mundial que reúne anualmente, na Suécia, projetos inovadores de P&D financiados pela empresa

Macos Salvador

A solução de Aprovisionamento Automático de Serviços em Redes Ethernet, concebida e desenvolvida pelo CPqD em projeto financiado pela Ericsson Telecomunicações S.A., através de seu Centro de P&D em Indaiatuba, com recursos da Lei de Informática, conquistou em dezembro último o prêmio de primeiro lugar na Competição de Protótipos da Unidade de Desenvolvimento de Redes IP da Ericsson. O evento é organizado anualmente pela empresa em sua sede em Estocolmo, para demonstração e avaliação dos resultados dos projetos de P&D e protótipos apresentados para a competição, que recebe propostas de todas as unidades da Ericsson no mundo.


O grande diferencial da solução desenvolvida pelo CPqD em conjunto com a Ericsson, em relação às propostas e adotadas no mercado recentemente reside na simplicidade e nos baixos custos de aquisição e de operação decorrentes desta simplicidade. Baseada puramente em software, esta solução consiste em mecanismos de engenharia de tráfego, de proteção rápida e de descoberta automática de topologia integrados em um sistema de gerência de rede capaz de aprovisionar serviços de rede de forma eficiente e totalmente automatizada, atendendo aos requisitos de proteção e de qualidade de serviços dos clientes.


Dentre os mecanismos que compõem a solução destaca-se o de descoberta automática de topologia física da rede, que resultou em um pedido de patente internacional. Enquanto os similares disponíveis no mercado exigem alterações nos equipamentos de rede e, portanto, são específicos de cada fabricante, o mecanismo desenvolvido pelo CPqD é capaz de operar com equipamentos de vários fabricantes sem qualquer alteração nesses equipamentos.


Para Marcos Rogério Salvador, coordenador do projeto pelo CPqD, o premio é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado desde 2004. "Estamos honrados e orgulhosos em poder participar da evolução da tecnologia Ethernet e dos produtos de uma empresa que investe fortemente em projetos tecnológicos de vanguarda", comenta.


Segundo Eduardo Bartolomeu Luccato Oliva, Diretor de Pesquisa do Centro de P&D da Ericsson, o Centro de P&D da Ericsson em Indaiatuba utiliza os recursos da Lei de Informática em projetos de alta relevância científica e tecnológica, em colaboração com vários dos melhores pesquisadores brasileiros. "O CPqD é nosso parceiro em projetos de P&D avançados há vários anos, e este projeto é mais um exemplo - muito especial - da capacidade técnica, criatividade, profissionalismo e espírito de equipe de seus pesquisadores, inclusive na colaboração e discussões técnicas com pesquisadores da Ericsson na Suécia e Hungria," finaliza o Diretor.

Ethernet: solução viável
Ethernet

Muito se fala sobre a convergência dos serviços de telecomunicações e mídias na Internet, porém outra mudança vem ocorrendo de forma mais silenciosa: a adoção de Ethernet como tecnologia de transporte em todas as regiões da Internet, substituindo tecnologias complexas e de alto custo de aquisição e operação, como SDH/Sonet, ATM e Frame Relay.


Apesar do sucesso de Ethernet, a sua grande vantagem perante as concorrentes - a simplicidade - também pode ser a grande desvantagem quando empregada nas redes corporativas, metropolitanas e de longa distância da Internet. Isto ocorre porque recursos importantes para corporações e operadoras de telecomunicações, que estão disponíveis nas tecnologias concorrentes, não são oferecidos em Ethernet.


Ciente da forte tendência de avanço de Ethernet como tecnologia de transporte na Internet, a Ericsson mundial vem empunhando a bandeira da Ethernet pública e investindo na pesquisa e no desenvolvimento de um arcabouço tecnológico capaz de evoluir Ethernet para atender às necessidades das corporações, operadoras e suas redes de telecomunicações, tentando manter ao máximo a simplicidade que consagrou a tecnologia.


1° página

 



Keywords relacionadas a esta publicação: Ericsson, patente, tecnologia,

[+ mais]