CPqD

Busca
Avançada
Transformando em realidade

Arquivos Relacionados


a- A+

Quase 100 expositores no Ciab 2008

A XVIII edição do Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras terá 96 estandes, com 86 dos maiores fornecedores de TI do mundo, um crescimento de 10% sobre a área de exposição das edições anteriores. Já o número de patrocinadores chega a 17, ante uma média de sete nas outras edições. Os principais patrocinadores são: HP, IBM, Contax, Itautec, CPM Braxis, Perto, Diebold Procomp, Oi, e Serasa. A Febraban esperar superar as marcas de 1.500 congressistas e 16.000 visitantes no evento. O Ciab Febraban 2008 será realiz...

[mostrar tudo]

A XVIII edição do Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras terá 96 estandes, com 86 dos maiores fornecedores de TI do mundo, um crescimento de 10% sobre a área de exposição das edições anteriores. Já o número de patrocinadores chega a 17, ante uma média de sete nas outras edições. Os principais patrocinadores são: HP, IBM, Contax, Itautec, CPM Braxis, Perto, Diebold Procomp, Oi, e Serasa. A Febraban esperar superar as marcas de 1.500 congressistas e 16.000 visitantes no evento. O Ciab Febraban 2008 será realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.

Já o número de patrocinadores chega a 17, ante uma média de sete nas outras edições. Os principais patrocinadores são: HP, IBM, Contax, Itautec, CPM Braxis, Perto, Diebold Procomp, Oi, e Serasa. Com base nesses números, a Febraban esperar superar as marcas de 1.500 congressistas e 16.000 visitantes no evento. O Ciab Febraban 2008 será realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. 

Abaixo seguem destaques, entre soluções e produtos, que alguns dos expositores apresentarão durante os três dias do evento.

ATP - Apresenta a Linha Imagon, um conjunto de soluções de tecnologia de ponta para escaneamento de imagens e processamento de documentos, que apresenta diversas soluções de captação, digitalização, armazenamento e gerenciamento de documentos para instituições financeiras, comércio, órgãos públicos, seguradoras, hospitais, entre outros. Também será destaque da ATP sua rede própria de caixas eletrônicos, a Rede Verde-Amarela (RVA), que interliga bancos públicos e privados para a prestação de serviços bancários nas agências ou em salas exclusivas de auto-atendimento.

Attachmate - Vem com soluções que permitem acesso às aplicações do mainframe via Internet Explorer de forma segura (https). A criptografia pública do protocolo SSL (Secure Sockets Layer) garante a proteção de todos os dados transferidos.

BRToken -Divisão da UserID, mostrará o SafeSignature, dispositivo que oferece segurança superior aos tokens comuns, por gerar uma assinatura eletrônica, além de uma senha única (OTP - One-Time Password). Utilizando tecnologia criada e com patente requerida em 138 países, o produto realiza a leitura de valores de uma transação utilizando um sensor. Ao se pressionar o botão do token em direção a um campo da tela piscante (de monitor normal, LCD, plasma, etc.), essa informação é capturada e os valores da transação apresentados um a um no display do token.

CPqD - O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações vai expor produtos que atendem a demandas específicas de gestão de fraudes, como a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos, solução que inclui software, consultoria e tecnologia de redes neurais que permite à instituição analisar operações e determinar eventuais tentativas de fraude. Na linha de atendimento ao cliente, estão as soluções de Gestão de Canal de Atendimento (soluções para transações bancárias em múltiplos canais, como T-Banking, correspondente bancário e Mobile Banking) e Mídia Digital como Canal e Relacionamento para o Setor Financeiro.

CSC Brasil - Apresenta pela primeira vez ao mercado, em seu estande no CIAB 2008, a nova solução Central de Relacionamento com Colaboradores. Ela destina-se a gerenciar o alto volume e a diversidade de informações que as instituições financeiras precisam disponibilizar aos seus funcionários e parceiros de negócios. Funciona de modo bidirecional, ou seja, coleta e distribui informações, garantindo que elas estejam disponíveis, corretas e atualizadas, no momento adequado.

Crivo - A o Crivo 4.0, projetado para atender ainda mais as necessidades dos bancos, seguradoras e empresas de telecomunicações, principais segmentos atendidos pela empresa. Entretanto, o software também ganhou um conjunto de funções definidas para atender a demanda crescente da área de varejo e cartões. O Crivo 4.0 conta com uma interface simplificada para o usuário e administrador, executa, em tempo real, a atualização dos drivers (mecanismos de acesso às fontes de informação) e monitora as operações realizadas por meio de um console. O cliente pode monitorar desde aspectos técnicos, como performance, tempo de resposta das fontes e da decisão do Crivo até aspectos de negócio, como níveis de aprovação de crédito, rejeição de clientes etc.

CRK - Oferece aplicativos Web em bancos de dados Oracle, Microsoft SQL Server e Progress; soluções integradas para a gestão operacional dos produtos negociados no mercado de capitais, com foco nos produtos de tesouraria e derivativos, além de serviços especializados tais como alocação e captação de profissionais, e treinamentos direcionados ao mercado financeiro.

CTS Eletronics - Com matriz em Ivrea, Itália, apresenta no Ciab 2008 produtos para necessidades de captura de imagem de documentos, começando com equipamentos com alimentação manual para frente de caixa até equipamentos para retaguarda com alimentador para 500 documentos e velocidade de 200 doc/seg. A CTS também conta com impressoras de cartões débito e crédito, equipamentos para processamento de dinheiro (recicladores de notas e moedas) e soluções open frame.

D-Link - Apresentará a unidade de negócios Business Solutions, capacitada para entender as necessidades do mercado financeiro, apresentando como diferencial o fornecimento de tecnologia de ponta e estrutura completa para competir com grandes players do mercado. A área Business Solutions oferece soluções de: conectividade, vigilância IP, telefonia IP para ambientes externos e internos e gerenciamento e controle de usuários.

Eccox -  Entre os produtos e soluções, destaque para ao Eccox/Advisor, capaz de mapear o workload do DB2, inclusive em horários de pico, fotografando a utilização dos recursos frente às transações em execução. A partir destes indicadores, o Eccox/Advisor identifica e recomenda a via de acesso com melhor tempo de resposta e menor custo para cada transação. O resultado para o negócio é o atendimento efetivo e ágil ao cliente, sem riscos de travamento. O benefício tecnológico é possibilitar que sejam executadas mais transações com menor consumo de processadores.

Enterasys - Um dos destaques da Enterasys Networks será sua nova soluçãoSecure Virtual Datacenter, que garante às instituições financeiras conectividade e conformidade para a computação e o armazenamento em servidores virtuais. A solução é capaz de identificar e aplicar as políticas de segurança customizadas para cada servidor virtual, além de garantir a mobilidade e disponibilidade deste servidor independente de sua localização. Esta tecnologia permite uma alta visibilidade aos gestores de TI, bem como uma garantia de operação do sistema 24x7x365.

E-Safetransfer -Apresentará durante o evento suas soluções voltadas para o mercado financeiro, comércio e varejo. Destaque para o Pré-Pago SmartLoyalty, um novo sistema de meios de pagamentos offline que oferece uma camada de fidelização sobre a estrutura mais convencional de um cartão pré-pago eletrônico. O produto funciona através de um sistema de gestão que administra a emissão e circulação de smart cards e oferece a opção de ativação do módulo de pré-pago através do armazenamento antecipado de créditos. A leitura do saldo do cartão, efetivação de cargas e recargas e funções de venda e consumo são realizadas em um terminal off-line facilitando a operação, pois não precisa de conexão com a Internet nem com uma linha telefônica. O sistema permite ainda através do módulo Cash PC, a ativação de campanhas de marketing e fidelidade.

e-Sec - A e-Sec vai apresentar a EVO Autoridade Certificadora e SDK, solução que gera certificados digitais para usuários finais e equipamentos, aumentando a confiabilidade das transações. Como implementa todas as normas internacionais de PKI-Public Key Infrastrusture e as da ICP-Brasil-Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira, o produto dispensa complementação para a empresa usuária se credenciar na estrutura ICP-Brasil.

everis - Apresentará um estudo inédito sobre a excelência de gestão de clientes da área bancária. O objetivo do estudo é fornecer subsídios para que as entidades financeiras possam melhorar sua gestão de relacionamento com clientes que, hoje, é uma das principais estratégias de diferenciação no mercado. Além disso, a empresa apresentará suas soluções voltadas aos clientes deste segmento.

Gartner - Fará apresentação especial com o vice-presidente de pesquisas da companhia, Vicent Oliva, que falará sobre "Business Continuity Planning (BCP): Obtaining Value from Insurance", no primeiro dia do evento, às 16h30. Ele vai abordar como as seguradoras também podem ser úteis ao se traçar estratégias de BCP e examinar o papel das seguradoras, tendo em vista a aplicação do BCP, os serviços que devem oferecer e a estruturação efetiva de um programa de seguro. Além disso, Oliva fará uma comparação entre desastres e catástrofes nas empresas e quais as melhores práticas caso estas situações ocorram.

Grupo HDI - Demonstra ferramenta de certificação de qualidade de software, com a qual seus clientes tem a condição de avaliar em 100% a operacionalidade dos sistemas antes mesmo da sua entrada em produção, minimizando riscos de perdas futuras e suportando as documentações de TI com evidências SoX e Basilea 2, aumentando muito a credibilidade dos mesmos e trazendo com isso um aumento significativo de lucratividade para as empresas.

HP - A companhia preparou soluções que reúnem softwares e equipamentos para a digitalização de documentos. Com as soluções e serviços HP, os bancos podem alcançar eficiência e aprimorar o relacionamento com os clientes, pois as ofertas são projetadas para passar a carga de processos de transações em cópias impressas dos funcionários das agências, para tecnologia intuitiva.

A HP também deve apresentar o HP ProLiant DL785 G5 é um servidor baseado em tecnologia padrão de indústria de 8 soquetes extremamente poderoso e escalável baseado na tecnologia do processador Quad-Core AMD® Opteron, que faz parte de um conjunto de produtos e serviços projetado para ajudar os clientes a transformar seus datacenters de uma coleção autônoma de ativos físicos em uma infra-estrutura virtual e adaptável para atender rapidamente às necessidades dos negócios, em constante mudança.

iFactory - Participará no estande da Vignette, e software para Gerenciamento de Experiência e de Conteúdo na Web. Juntas, as empresas vão apresentar a Plataforma Vignette de Experiência na Web, que auxilia as organizações a gerenciar e entregar conteúdo e facilita a interação e a colaboração do usuário com alta performance.

InfoSERVER -  Traz o conceito de OATH Center e apresentará transações eletrônicas presenciais via celular, novos modelos de tokens, inovações em biometria com segurança OTP e integração de InfoTOKEN ao VIP da Verisign. A empresa apresentará a tecnologia NFC (Near Field Communication), cujo principal uso está no pagamento de compras pelo celular, substituindo o cartão de crédito. O NFC é uma comunicação peer to peer e abrange curtíssimas distâncias. O usuário aproxima seu celular dos dispositivos de cobrança, por exemplo, de um supermercado e efetiva o pagamento de forma automática, através da conexão sem fio entre os mesmos. O grande benefício é a mobilidade e a agilidade, pois dispensa a digitação de senhas, configurações e/ou ajustes.

LeadComm - Mostra soluções para segurança de dados e aplicações da Guardium para garantir auditoria total dos acessos aos bancos de dados corporativos e proteção em tempo-real contra o vazamento e roubo de informações sensíveis. A oferta é complementada pelas soluções da norte-americana Fortify, líder mundial no segmento e especializada em sanar o problema de falta de segurança em código-fonte de aplicações empresariais, evitando que os sistemas  sejam invadidos por hackers e usuários mal-intencionados.

Microsoft e Serasa - Vão apresentar o Certificado de Atributo Digital. As duas  empresas desenvolveram um completo estudo de viabilidade da aplicação dessa tecnologia, que possui como principal característica a qualificação de uma pessoa ou organização por meio de informações. O Certificado de Atributo Digital qualifica as pessoas envolvidas em uma operação eletrônica, possibilitando com isso uma verificação automática de suas habilitações para executar a operação. Assim, além da identificação da pessoa envolvida em uma operação eletrônica, conferida pelo certificado digital, é possível saber, por meio dos certificados de atributo digitais, se a pessoa possui as qualidades necessárias para executar esta operação.

NCR - Lança sua nova linha de ATMs (caixas eletrônicos) Self-Serv. A nova família oferece ferramentas com maior disponibilidade e facilidade de manuseio que prestam serviços de consistente excelência. Mudanças significativas nas funcionalidades operacionais e nos serviços foram realizadas exclusivamente nessa nova família de ATMs, de forma a auxiliar os clientes da NCR na otimização de seus  processos de negócios e na criação de novas eficiências.Entre os principais diferenciais do produto está o depósito inteligente, que valoriza a reutilização do dinheiro diminuindo e, em alguns casos, até eliminando processos de abastecimentos, além de trazer maior segurança aos usuários. Outra inovação é a alta definição no tratamento das imagens de cheques que permite uma identificação mais precisa do documento, além disso, as novas máquinas trazem mini cash-dispenser e inovações no design e na segurança.

Perto - Lançará terminais com múltiplas soluções e ênfase em segurança, além de mini agências completas, em um único equipamento. Também serão destaques seus produtos para captura de imagens, da linha Pertoimage, voltados para bancos e comércio e seu POS Corban (correspondente não bancário), com leitor de código de barras e CMC7 integrado, tudo em uma única peça. A empresa apresentará equipamentos, com diversas soluções prontas para cada necessidade de bancos, instituições financeiras ou varejo. Estarão expostos seus terminais PertoFit e PertoWeb, e também a Pertoprinter Autenticadora (a primeira impressora térmica com autenticador jato de tinta), seu POS e seu PinPad, seus cofres Pertotrap e Mini Pertotrap e seu PertoSmart, voltado para a Certificação Digital.

Stefanini IT Solutions - Mostra ao mercado os benefícios de soluções que agilizam negócios e geram mais mobilidade. Atualmente, a empresa oferece serviços que vão até o Business Processs Outsourcing (BPO) e liberam a instituição para dedicação total a inovação sem perder o domínio essencial do negócio.          Na oferta da Stefanini estão soluções que tornam o processamento de contratos, propostas de negócios, abertura de contas e outros processos mais leves, dinâmicos e com baixo ou nenhum risco operacional.

SML - Apresentará no evento uma versão de sua solução de ECM (Enterprise Content Management) CONVERGE® ECM Solutions, que se constitui inovação por ter como interface o browser. O novo produto faz a digitalização distribuída de documentos e a captura de arquivos eletrônicos em ambiente web (Intranet e Internet).

Vasco -  Traz para o Ciab 2008 modelos de tokens falantes e ultraportáteis. O Token Digipass 300 Comfort Voice - com botões grandes e display em cristal líquido, permite acesso seguro aos recursos de Internet Banking também aos cegos e aos portadores de deficiências visuais graves. Todas as teclas do dispositivo, quando pressionadas, geram um retorno acústico e é possível aos bancos customizarem o idioma, inclusive para a Língua Portuguesa. Os códigos são lidos para o usuário, que os digita após ouví-los por meio das caixas de som ou pelos fones. O Token Digipass GO3 - token antifraude já utilizado no Brasil pelo Bradesco, Itaú e HSBC, é menor do que um chaveiro, e aponta, a cada 36 segundos, um número diferente de senha para desbloquear a conta bancária depois que o servidor do computador do banco identificar seu titular.

Xerox - Mostra ao mercado brasileiro sua proposta de valor para desenvolvimento de aplicações baseadas no conceito TransPromo. Resultado da convergência das tecnologias já existentes para produção de comunicação promocional e faturas transacionais, o TransPromo vem sendo interpretado pelo mercado como a evolução do documento da forma como ele é conhecido hoje, capaz de transformar uma fonte inevitável de despesa para os clientes da indústria financeira em um veículo proprietário de mídia de alta efetividade. Com o TransPromo, a empresa pode aproveitar a mesma página da fatura para oferecer outros serviços para seus clientes, usando informações preferenciais, com promoções individuais sob medida.

Mais de 90 estandes

As expectativas da organização de se quebrar os recordes de participação no Ciab Febraban são reforçadas pelos números do recinto de exposições: serão 96 estandes, reunindo 86 dos maiores fornecedores de TI do mundo, um crescimento de 10% sobre a área de exposição das edições anteriores. Já o número de patrocinadores chega a 17, ante uma média de sete nas outras edições.

A Febraban esperar superar as marcas de 1.500 congressistas e 16.000 visitantes no evento. A Federação já realizou cinco seminários internacionais no Brasil para levantar os temas que são discutidos no Ciab Febraban. Os seminários foram sobre as seguintes disciplinas: "Green IT", Continuidade de Negócios, Segurança, Digitalização de Documentos, Certificação Digital e Mobilidade, e registraram a participação ativa de mais de 600 profissionais.

A entidade promoveu também eventos América Latina, nas capitais da Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e México, reunindo outros 300 participantes. No cômputo geral, apenas na preparação do congresso já foram registrados mais de mil representantes de bancos e de empresas desenvolvedoras de tecnologia.

Fonte: e-Thesis
Data: 09/06/08



Keywords relacionadas a esta publicação: Ciab 2008, Gestão Integrada de Fraudes e Eventos, Mobile Banking, T-Banking,

[+ mais]