Banner

Menu Principal

A+ A-

Busca

Avançada

Banners

CPqD Imprensa e Eventos FATOS FATOS 173 SEI homologa versão brasileira do modelo CMMI-DEV elaborada pelo CPqD

:: SEI homologa versão brasileira do modelo CMMI-DEV elaborada pelo CPqD

A+ A-

A versão oficial em língua portuguesa do CMMI‑DEV (Capability Maturity Model Integration for Development), produzida pelo CPqD, acaba de ser homologada pelo SoftwareEngineering Institute (SEI) – organização norte-americana ligada à Universidade de Carnegie Mellon, que tem como missão propiciar o desenvolvimento da engenharia de software e suas disciplinas relacionadas –O CMMI-DEV versão 1.2 já está disponível para consultas no site do Instituto (http://www.sei.cmu.edu/cmmi/tools/translations/CMMI-DEV-Portuguese.cfm).

O trabalho de tradução do modelo de maturidade para software vem sendo realizado, oficialmente, desde 2008 e conta com o apoio da Secretaria de Política de Informática, do Ministério da Ciência e Tecnologia. A ISD Brasil, consultoria internacional focada em governança com ênfase no CMMI e em outros modelos, acompanhou todo o trabalho e deu o seu aval técnico à versão.

Segundo André Villas-Boas, da Assessoria da Qualidade do CPqD – que faz parte da equipe de profissionais que traduziu o documento – o trabalho foi bastante profundo em termos de entendimento do modelo. “Atuamos entendendo os textos originais e, depois, escrevemos uma versão em português sobre eles. Pode-se dizer que o trabalho foi além de uma mera tradução para o português”, informa.

A equipe produziu, em paralelo, um dicionário com termos técnicos empregados no modelo, com a tradução do inglês para o português, de forma a trazer consistência à nova versão. Para Villas-Boas, a versão 1.2 do CMMI-DEV deve facilitar o acesso dos profissionais de língua portuguesa ao modelo. “Mesmo tendo domínio do inglês, consultas ao documento no idioma nativo facilitam o entendimento do seu conteúdo”, conclui.

Ao lado da versão em português, o site do SEI dispõe, ainda, de versões traduzidas para o espanhol, alemão, francês, japonês e chinês.

AddThis Social Bookmark Button

Keywords relacionadas a esta publicação:

CMMI, CMMI-DEV

CPqD - Todos os direitos reservados -
    Mapa do Site