Imprensa e Eventos
FATOS
FATOS 179
Nova geração de sistemas ópticos do CPqD para banda larga alcança velocidade de 3,2 Tbit/s
Uma nova geração de sistemas de comunicação óptica, baseados em tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing), está sendo desenvolvida nos laboratórios do CPqD. A expectativa é de que, dentro de um ano, a tecnologia esteja pronta para ser transferida para a indústria – em particular, à Padtec, fabricante nacional de equipamentos de comunicação óptica, na qual o CPqD tem participação acionária. O projeto vem recebendo apoio do FUNTTEL, do Ministério das Comunicações.
Batizada de Projeto 100 GETH (Gigabit Ethernet), a nova geração de sistemas ópticos trabalha com taxa de transmissão de 100 gigabits por segundo (Gbit/s) – os equipamentos atualmente disponíveis no mercado operam em 10 Gbit/s. Ao combinar a frequência de 100 Gbit/s com a tecnologia de multiplexação óptica WDM, que permite compartilhar a mesma fibra para a transmissão de sinais ópticos de diferentes comprimentos de ond0a, os novos sistemas serão capazes de oferecer, por fibra óptica, velocidades de transmissão de até 8 terabits por segundo. Atualmente, nos testes realizados em laboratório, o CPqD já consegue alcançar a velocidade de 3,2 Tbit/s por fibra.
Os primeiros protótipos de equipamentos baseados nessa tecnologia estarão disponíveis entre o final de 2011 e o início de 2012. A partir de 2012, essa nova geração de sistemas estará pronta para ser comercializada, de modo a contribuir para a expansão e para o avanço tecnológico do acesso banda larga no Brasil – mercado para o qual a Padtec é uma das principais fornecedoras.
CPqD - Todos os direitos reservados -
Mapa do Site