Imprensa e Eventos
Press Releases
Redes do futuro são tema de workshop no CPqD
Virtualização de recursos de rede, novas arquiteturas de roteamento e redes definidas por software (ou SDN, do inglês software-defined network) serão assuntos abordados no workshop Novos paradigmas em roteamento e plano de controle para Redes do Futuro, que o CPqD vai realizar na próxima terça-feira (06/12), em suas instalações, em Campinas. Com palestras de convidados brasileiros e estrangeiros, o evento irá apresentar tendências e tecnologias que vão permitir atender ao aumento crescente do tráfego nas redes de comunicação IP.
A primeira palestra do workshop, marcada para as 9h45, será feita por Navindra Yadav, da Google, que apresentará o conceito de SDN e o protocolo OpenFlow, desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Em seguida, o pesquisador do CPqD Christian Esteve Rothenberg, falará sobre o tema Controle, Roteamento e Transporte IP na era Software-Defined Networking. O foco da palestra será a tecnologia RouteFlow, desenvolvida pelo CPqD como proposta inovadora para a Internet do futuro.
A rede definida por software é uma nova abordagem para a arquitetura da rede, que nasceu dentro das pesquisas sobre a Internet do Futuro. Surgiu como uma resposta para superar os gargalos atuais e os previstos para o futuro, em decorrência do crescimento contínuo do tráfego no núcleo das redes, e que devem piorar com a entrada do 4G. O OpenFlow, um protocolo que torna os elementos da rede (como o roteador ou ponto de acesso sem fio) programáveis remotamente, é um dos pilares dessa nova abordagem. E o RouteFlow é uma solução aberta de roteamento IP que permite a programação dos elementos da rede com base no protocolo OpenFlow. A programação do workshop inclui ainda, entre outras palestras, uma apresentação de Robert Raszek, do Laboratório de Comunicações Multimídia da operadora NTT. Sua palestra abordará o tema A visão de uma operadora sobre Redes Definidas por Software/OpenFlow e os modelos de redes do futuro.
O evento conta com o patrocínio do Ministério das Comunicações, por intermédio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos. A programação completa do workshop está disponível no site www.cpqd.com.br, pelo qual os interessados também podem fazer suas inscrições. A participação é gratuita.
Workshop: Novos paradigmas em roteamento e plano de controle para redes do futuro
Quando: 06/12/2011 - das 9h00 às 18h00
Onde: Auditório do CPqD - Rodovia Campinas-Mogi Mirim - km 118,5 - Campinas (SP)
Informações para imprensa
Pimenta Comunicação
Rosa Sposito –
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: (55 11) 2858-9183/ (11) 9701-0359
Alex Nicolau -
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: (55 11) 2858-9192
PABX: (55 11) 2858-9191
www.pimenta.com
Twitter da Pimenta: http://twitter.com/pimentacom
CPqD - Todos os direitos reservados -
Mapa do Site