Tecnologia que promove a evolução no ambiente de aprendizagem é apresentada em evento


Criada para tornar a sala de aula mais atraente para uma geração de alunos extremamente familiarizada com os avanços tecnológicos de seu tempo, a tecnologia de educação do CPqD, Videoideias, reúne recursos de TV e banda larga para promover a evolução no ambiente de aprendizagem das escolas brasileiras. A tecnologia foi apresentada pelo CPqD durante a XII Semana Integrada de Atividades do CEATEC (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias) da PUC-Campinas, realizada no último dia 15 de setembro.

A Coordenadora de Gestão de Produtos do CPqD, Cristiane Midori Ogushi, falou das características da solução, que é focada nas novas necessidades do processo educacional. Videoideias utiliza ferramentas multimídia como recursos didáticos, auxiliando o professor no planejamento de aulas e na produção de conteúdos educacionais. Em tempo real e sob demanda, a solução utiliza a TV e o receptor IPTV na sala de aula para a distribuição de vídeos, imagens, textos e sons, sendo toda a gestão realizada via Web. O módulo do portal permite a visualização e o compartilhamento dos conteúdos gerados com os alunos entre as escolas. “Além da TV, a tecnologia pode ser utilizada em lousas digitais, PCs e dispositivos móveis, como, por exemplo, tablets e smartphones”, comenta Cristiane.

O outro tema abordado pelo CPqD no evento foi Cidades Digitais. A partir da perspectiva do Centro sobre o conceito, o pesquisador Marcos de Carvalho Marques combinou as visões tecnológica e de cidadania para tratar do assunto.
 
 

Tags relacionadas a esta publicação: banda larga, videoideias