Banner

Menu Principal

A+ A-

Busca

Avançada
CPqD P&D e Inovação Redes e Tecnologias de Sensores Corrosão em aeronaves

:: Corrosão em aeronaves

A+ A-
MONITORAMENTO DE CORROSÃO

A prevenção e o controle de corrosão em estruturas de aeronaves são responsáveis pela maioria das horas de manutenção, incorrendo em altos custos para as empresas áreas. Além disso, as falhas podem aparecer em regiões de difícil acesso para serem inspecionadas, sendo necessário o desmonte do avião a procura de pontos de corrosão.

O CPqD está desenvolvendo desde fevereiro de 2009 um projeto de Monitoramento de Corrosão em Aeronaves que visa o desenvolvimento de tecnologia nacional para permitir a detecção imediata de falhas estruturais provocadas por corrosões. Trata-se de um sistema composto por sensores e software para detectar, localizar e quantificar a severidade destas falhas. Um protótipo deve estar concluído por volta do mês de setembro de 2011.

O trabalho realizado pelos pesquisadores do CPqD conta com o apoio financeiro da FINEP e tem como interveniente a brasileira Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. O projeto de P&D está mobilizando competências do CPqD nas áreas de hardware, software, sensoriamento e corrosão.



AddThis Social Bookmark Button


Keywords relacionadas a esta publicação:

aeronaves, corrosão, Embraer, falhas estruturais, inovação, monitoramento, p&d
 

Conteúdo Relacionado


CPqD - Todos os direitos reservados -
Mapa do Site