CPqD

Setor Financeiro

Prevenção e segurança nas transações financeiras.

Gestão unificada de fraude

Com o CPqD Antifraude, as instituições podem levar tranqüilidade aos seus clientes, disponibilizando seus canais eletrônicos de forma segura.

Com a gestão unificada da fraude, é possível ter uma visão 360 do perfil do cliente ou de qualquer outra entidade envolvida na transação, por meio da correlação de eventos, evitando que o mesmo tipo de problema já tratado em um canal ou produto se reproduzir em outros canais.

Proteção com proatividade

Proteger proativamente uma organização, é ir além da aplicação de regras, adotando uma abordagem híbrida capaz de desenvolver modelos de aprendizagem de máquina (machine learnig) para suportar a tomada de decisão e garantir maior agilidade e capacidade de autoajuste, dispensando as atualizações manuais contínuas.

Quer saber mais?

Então baixe nossos materiais e descubra como prevenir sua empresa nas transações financeiras:

Infográfico

Machine learning no
combate à fraude

E-book

Inteligência Artificial
na tomada de decisão para
combater fraude financeira

Presença do CPqD

O CPqD é usado por organizações de todos os portes e está presente em todos os canais ou produtos bancários.

Casos de Uso

Adquirente

  • Monitoramento de estabelecimentos comerciais
    • Transações de compras realizadas
    • Cancelamentos de venda
    • Antecipação de recebíveis
    • Monitoramento de terminais – análise do risco de fraude
  • Fraude interna

Bancos

  • Monitoramento de estabelecimentos comerciais
  • Originação
  • Transações financeiras e não financeiras
  • Autorização de transações
  • Solicitação e análise de crédito
  • Lavagem de dinheiro
  • Fraude interna

principais capacidades

Gestão de regras amigável e abrangente

+ 01

01. Gestão de regras amigável e abrangente

As áreas de negócios podem ter independência, pois de forma amigável, podem definir, fazer testes on-line e colocar em produção, as regras que vão adequar a solução frente às novas ameaças de fraude e ajustá-la conforme as estratégias da sua organização.

O CPqD Antifraude contempla regras simples (baseadas em dados de transações e de fontes para enriquecimento) e complexas (sequenciamento de eventos, contagem de eventos, temporizador), suportando também, informações geolocalizadas para compor regras de decisão e modelagem.

Modelos preditivos avançados

+ 02

02. Modelos preditivos avançados

A solução permite a aplicação de modelos preditivos baseados em aprendizagem de máquina (machine learning) no fluxo de decisão, permitindo a detecção do risco dos desvios e fraudes antes que estes ocorram.

Gestão automatizada de alertas/casos de fraude

+ 03

03. Gestão automatizada de alertas/casos de fraude

A solução possui a capacidade de gerar alertas a partir de parâmetros baseados nos dados do evento recebido e em dados provenientes das funcionalidades de Enriquecimento, Listas, Perfis e Modelos. Alertas podem ser criados para entidades diferentes, tipo de caso diferente e eventos diferentes. A análise desses alertas pode ser distribuída para filas distintas de tratamento.

A solução permite configurar o Workflow que deve ser executado no tratamento de um alerta, de forma manual ou automática, permitindo controle de prazos de tarefas, escalar o alerta dada uma situação, enviar emails e SMS em situação específicas, realizar bloqueio, aprovação, cancelamentos.

A solução permite que ações sejam disparadas automaticamente ou que o analista dispare ações que estejam pré-configuradas.

Módulo de análise de relacionamento ou vínculo

+ 04

04. Módulo de análise de relacionamento ou vínculo

A solução disponibiliza um módulo opcional que permite escrever regras para verificação da correlação de entidades e análise visual, possibilitando identificar padrões de relacionamentos inadequados. Esse módulo apoia a identificação de padrões de fraude, baseada na análise de relacionamentos (SNA - Social Network Analysis) entre entidades ou pessoas suspeitas de fraudes e outras entidades ou pessoas.

Enriquecimento de eventos

+ 05

05. Enriquecimento de eventos

Para obter maior eficácia, o CPqD Antifraude permite correlacionar dados de outras fontes aos eventos monitorados, enriquecendo a análise e decisão e assim, agilizar o tratamento de casos. A solução automatiza a integração entre sistemas, acessando serviços externos por meio de API Rest e protocolo HTTP, internaliza e centraliza os dados e permite definir parâmetros para condicionar o uso das informações.

Auditoria

+ 06

06. Auditoria

Os perfis de acesso previamente habilitados podem ser auditados facilmente, pois a solução registra a execução de todos os acessos, processos e alterações realizadas pelos usuários no sistema.

Informações acessíveis

+ 07

07. Informações acessíveis

A solução contempla um módulo de relatórios e dashboards que permite aos usuários não técnicos customizarem o tipo e formato das informações que desejam visualizar. Relatórios gerenciais, analíticos e sintéticos podem ser disponibilizados de forma on-line a partir das informações obtidas das diferentes fontes de dados armazenados no sistema (cadastros, eventos, alertas, regras etc). As informações podem ser atualizadas de forma manual ou automática e podem ser exportadas em diferentes formatos.

x

Cases de Sucesso

icone-financeiro-01Adquirente

Pico de 23 milhões de transações analisadas em um dia.
25 Tipos de transações monitoradas.

Uma das líderes de mercado.

icone-financeiro-03Banco de Varejo

Análise em REAL TIME, das transações em canais eletrônicos.
Serviços profissionais em modelos para cartoes.

Entre os 3 maiores do país.

icone-financeiro-04Banco Público

Prevenção e tratamento para fraude Cartões de Crédito.
Perfis, Regras e Modelos Preditivos.

Entre os Maiores do País.

icone-financeiro-02Banco Digital

Autorização e monitoramento de risco das transações em REAL TIME.
Internet e Mobile Banking.

Pequeno Banco de Investimento.

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Seu especialista te espera
Ligamos para você, pode ficar tranquilo.