CPqD

É assim que aproximadamente 6 milhões de brasileiros enxergam o mundo!

Cerca de 6,5 milhões de brasileiros* são cegos ou têm grande dificuldade permanente de enxergar, o que impede que essas pessoas tenham acesso a todos os benefícios que a sociedade digitalizada proporciona, como a conectividade e o alto volume de informações. (* Censo IBGE, 2010).

Essa situação de exclusão foi agravada com a chegada dos smartphones sem botões físicos, uma vez que a tela lisa e sem um referencial tátil praticamente tornou-se uma barreira de vidro para a inclusão digital.

Inclusão Digital

Seguindo a missão de promover a inclusão digital por meio de tecnologias acessíveis, o CPqD iniciou uma pesquisa junto a um grupo de colaboradores com baixa ou nenhuma visão, a fim de estudar como utilizam os novos smartphones.

Entre as inúmeras dificuldades reveladas pela pesquisa, algumas situações surpreenderam: 90% não conseguem sequer consultar o nível da bateria e 60%, somente realizam uma chamada se receberem ajuda.

Conheça o CPqD Alcance+

Com o apoio dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep, foi criado o CPqD Alcance+, uma solução desenvolvida exclusivamente para atender essa necessidade. É uma plataforma acessível com narração automática das telas em síntese de voz, que permite a utilização plena das funcionalidades básicas de smartphones com o sistema Android.

O CPqD Alcance+ é uma inovação que está transformando a experiência de uso dos smartphones pelos deficientes visuais.

Inclusão na 
ponta dos dedos

A utilização dos diversos recursos disponíveis nos dispositivos móveis promove a inclusão social dos deficientes visuais, contribuindo para diminuir o seu isolamento, aumentando sua autonomia e facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

O CPqD Alcance+ é uma aplicação totalmente gratuita e possui todas as funcionalidades básicas de um celular mais um pacote de funções avançadas, inclusive de entretenimento.

Funcionalidades
Básicas

Realizar e receber ligações telefônicas.

Histórico de ligações (perdidas, recebidas e efetuadas).

Contatos (incluir, remover, atualizar e marcar como favorito).

Enviar e receber mensagens de texto (SMS).

Consultar nível de bateria e sinal da operadora.

Consultar data e hora.

Despertador com lembrete de voz. 

Tocador de música (music player).

Previsão do tempo baseado no INPE.

Notícias do CPqD Alcance+.

Localização (funções “onde estou” e “auxílio ao deslocamento”).

Câmera fotográfica e galeria de fotos.

Leitor de arquivos de texto.

Acesso aos demais aplicativos do sistema operacional.

Ajustes pessoais (configuração de fala e campainha, avisos automáticos, acessibilidade e facilidades).

Funcionalidades
Avançadas

A dificuldade na operação dos smartphones, é comum a outros grupos, como pessoas idosas, com baixa visão, baixo letramento ou até mesmo para aqueles que desejam simplificar a utilização do aparelho.

Por isso, aproveitando várias funcionalidades do CPqD Alcance+, foi criado o CPqD Facilita, uma interface dedicada a melhorar a qualidade de vida de quem tem dificuldades nos celulares touchscreen. O seu funcionamento é semelhante ao CPqD Alcance+ e apenas algumas funções foram excluídas para melhorar a experiência de idosos e pessoas com pouca ou nenhuma proximidade com a tecnologia.

Vá até a Google Play e conheça todos os detalhes dessas duas soluções criadas para aproximar as pessoas do mundo digital.

CPqD Alcance+

CPqD Facilita

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Seu especialista te espera
Ligamos para você, pode ficar tranquilo.