CPqD

Computação Cognitiva

Em direção a uma nova era computacional.

As competências tecnológicas desta plataforma tecnológica são inspiradas nas capacidades únicas do cérebro humano de analisar e resolver problemas. Com base no uso de sensores, modelos, metodologias, algoritmos e dados, são desenvolvidos sistemas capazes de identificar padrões, reconhecer objetos, visualizar inúmeras possibilidades e validar hipóteses, de modo a gerar respostas e recomendações que podem ajudar a tomar decisões e fazer previsões adequadas.

As principais competências desta plataforma são:

Raciocínio

Tecnologias, métodos e modelos para representar, armazenar, pesquisar, avaliar, explorar e recuperar o conhecimento, permitindo inferências, previsões, abstrações e raciocínios, tais como ontologias, web semântica, data mining, agentes inteligentes, escalonamento inteligente, etc.

  • Sistema baseado em regras
  • Raciocínio probabilístico
  • Raciocínio aproximado (lógica fuzzy)
  • Raciocínio dedutivo

Aprendizado

Tecnologias, métodos e ferramentas computacionais com capacidade de aprendizado de máquina de forma semelhante ao ser humano, possibilitando classificação e regressão, predição e clusterização.

  • Redes neurais artificiais
  • Meta-heurística (e.g. enxame de partículas, computação evolutiva)
  • Aprendizado profundo, estatístico e sem fim
  • Redes cognitivas

Visão

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de interpretar imagens, de forma similar à visão humana, possibilitando reconhecimento de padrões, extração e organização da informação, processamento de imagens, tais como biometria de face, inspeção visual, vigilância, controle de processos, reconhecimento de objetos, análise de imagens médicas etc.

  • Aquisição de imagem
  • Filtragem
  • Segmentação
  • Representação e descrição
  • Morfologia matemática
  • Reconhecimento de objetos

Fala

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de reconhecer, interpretar e produzir a fala de forma análoga aos seres humanos, possibilitando controle de dispositivos, transcrição de diálogos, reconhecimento e diarização de locutor, fala assistiva, análise de emoções etc.

  • Reconhecimento de fala
  • Biometria de voz
  • Síntese de fala
  • Speech Analytics
  • Filtragem
  • Codificação de fala
  • Marca d´água digital

Diálogo

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais são capazes de interpretar e gerar diálogos de maneira similar aos seres humanos, possibilitando extração e organização da informação, tais como análise de emoções, sumarização automática, tradução dinâmica, identificação de idioma, geração e compreensão de linguagem natural, etc.

Sinais

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de interpretar sinais genéricos, não necessariamente relacionados à fala e à visão, possibilitando reconhecimento de padrões, extração e organização da informação, tratamento de sinais, tais como aplicações que envolvam sinais obtidos por sensores, etc.

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