CPqD



Computação Cognitiva

Em direção a uma nova era computacional.



As competências tecnológicas desta plataforma tecnológica são inspiradas nas capacidades únicas do cérebro humano de analisar e resolver problemas. Com base no uso de sensores, modelos, metodologias, algoritmos e dados, são desenvolvidos sistemas capazes de identificar padrões, reconhecer objetos, visualizar inúmeras possibilidades e validar hipóteses, de modo a gerar respostas e recomendações que podem ajudar a tomar decisões e fazer previsões adequadas.

As principais competências desta plataforma são:

Raciocínio

Tecnologias, métodos e modelos para representar, armazenar, pesquisar, avaliar, explorar e recuperar o conhecimento, permitindo inferências, previsões, abstrações e raciocínios, tais como ontologias, web semântica, data mining, agentes inteligentes, escalonamento inteligente, etc.

  • Sistema baseado em regras
  • Raciocínio probabilístico
  • Raciocínio aproximado (lógica fuzzy)
  • Raciocínio dedutivo

Aprendizado

Tecnologias, métodos e ferramentas computacionais com capacidade de aprendizado de máquina de forma semelhante ao ser humano, possibilitando classificação e regressão, predição e clusterização.

  • Redes neurais artificiais
  • Meta-heurística (e.g. enxame de partículas, computação evolutiva)
  • Aprendizado profundo, estatístico e sem fim
  • Redes cognitivas

Visão

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de interpretar imagens, de forma similar à visão humana, possibilitando reconhecimento de padrões, extração e organização da informação, processamento de imagens, tais como biometria de face, inspeção visual, vigilância, controle de processos, reconhecimento de objetos, análise de imagens médicas etc.

  • Aquisição de imagem
  • Filtragem
  • Segmentação
  • Representação e descrição
  • Morfologia matemática
  • Reconhecimento de objetos

Fala

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de reconhecer, interpretar e produzir a fala de forma análoga aos seres humanos, possibilitando controle de dispositivos, transcrição de diálogos, reconhecimento e diarização de locutor, fala assistiva, análise de emoções etc.

  • Reconhecimento de fala
  • Biometria de voz
  • Síntese de fala
  • Speech Analytics
  • Filtragem
  • Codificação de fala
  • Marca d´água digital

Diálogo

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais são capazes de interpretar e gerar diálogos de maneira similar aos seres humanos, possibilitando extração e organização da informação, tais como análise de emoções, sumarização automática, tradução dinâmica, identificação de idioma, geração e compreensão de linguagem natural, etc.

Sinais

Conjunto de métodos e tecnologias por meio dos quais sistemas computacionais podem ser capazes de interpretar sinais genéricos, não necessariamente relacionados à fala e à visão, possibilitando reconhecimento de padrões, extração e organização da informação, tratamento de sinais, tais como aplicações que envolvam sinais obtidos por sensores, etc.

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD