CPqD

Redes de Dados

Transformando a comunicação entre todas as coisas.

Desde a implementação da internet, o uso de redes de dados adquiriu importância crescente em trocas de mensagens, acesso a conteúdo digital e compartilhamento de documentos, fotos e vídeos.

Nesse cenário, o CPqD atua em tecnologias emergentes como redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de redes (NFV), desenvolvendo projetos com reconhecimento mundial, fortalecendo sua presença na comunidade de prestadores de serviço e fornecedores de tecnologias. O CPqD também apresenta forte atuação em tecnologias de redes já estabelecidas em mercado, mais especificamente redes Ethernet/Metro-Ethernet, IP, NGN e IMS.

Assim, o foco desta plataforma tecnológica são as tecnologias de encaminhamento para redes de pacotes, abrangendo as camadas de enlace, rede e transporte, e tecnologias de controle, gerência e aplicação de redes.

As principais competências desta plataforma são:

Arquiteturas de rede

Tecnologias e protocolos relacionados a aspectos arquiteturais e topológicos de redes de dados que incluem:

  • Redes definidas por software (Software Defined Network – SDN)
  • Virtualização de funções de rede (Network Function Virtualization – NFV)
  • Redes multimídia (IP Multimedia Subsystem – IMS)
  • Redes GMPLS (Generalized Multi-Protocol Label Switching)
  • Redes de telecomunicações aeronáuticas (Aeronautical Telecommunications Network – ATN)

Redes multimídia

Tecnologias e protocolos (Diameter, SIP, VoIP, RTP, VoLTE, etc.) sobre a camada IP para redes que convergem dados, voz e serviços multimídia: vídeo sob demanda, jogos on-line, web conferencing e outras aplicações.

Redes IP

Tecnologias e protocolos de encaminhamento e controle para redes IPv4 e IPv6, abrangendo funções de roteamento, disponibilidade, qualidade de serviço, engenharia de tráfego e segurança.

Redes Ethernet

Tecnologias e protocolos de encaminhamento e controle de redes Ethernet e suas extensões, aplicados ao contexto de redes privadas (PANs), locais (LANs) e metropolitanas (MANs).

Gerência e controle de redes

Tecnologias e protocolos (OpenFlow, SNMP, NETCONF, etc.) de gerenciamento, monitoramento e controle de equipamentos e de redes multitecnologia.

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Seu especialista te espera
Ligamos para você, pode ficar tranquilo.