Defesa e Segurança

DEFESA E SEGURANÇA

A amplitude territorial, a grande extensão das fronteiras e o notório crescimento dos índices de adensamento urbano observado nas grandes cidades no Brasil, bem como sua posição econômica no cenário global, colocam a defesa e a segurança no País em posição de relevância e a sua gestão, uma questão estratégica. São prioridades o fortalecimento da indústria nacional, o desenvolvimento e a aplicação de mão-de-obra especializada e autônoma no setor de inteligência, a utilização intensa de tecnologias de comunicação, de segurança e de satélite, a infraestrutura crítica e o desafio da mobilidade.

O CPqD como uma organização isenta se posiciona como parceiro do Estado, seja compartilhando sua base tecnológica para o desenvolvimento de tecnologia nacional de comunicação e o fortalecimento da Indústria de Defesa ou aplicando suas competências na oferta de serviços, sistemas e soluções ágeis e flexíveis para aplicações em Defesa e Segurança Pública.

Neste contexto, o CPqD pode atuar diretamente para atender as necessidades das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Secretarias de Segurança Pública, ou como elo de ligação entre as universidades e a Indústria de Defesa, viabilizando tecnologias de produto que minimizem a dependência de fornecedores estrangeiros.

CPqD, UMA EMPRESA ESTRATÉGICA DE DEFESA (EED)

A experiência do CPqD no atendimento às necessidades das Forças Armadas possibilitou seu credenciamento, pelo Ministério da Defesa, como Empresa Estratégica de Defesa (EED). Isso reforça a posição do CPqD como parceiro nos processos de modernização da infraestrutura de defesa do país e de evolução da base tecnológica nacional.

Todos os direitos reservados ao CPqD.