Evento-Cigré-CPqD

A aplicação de tecnologias ópticas em smart grids foi o foco do evento Cigré-Brasil no CPqD

Promover a troca de informações entre os diversos envolvidos em iniciativas e projetos que utilizam tecnologias ópticas aplicadas às redes elétricas inteligentes (smart grids) – em particular, ao sensoriamento, supervisão e controle das linhas e redes de energia. Esse foi um dos principais objetivos do Workshop sobre Tecnologias Ópticas para Sensoriamento das Linhas e Redes de Energia Elétrica, realizado nas instalações do CPqD, em Campinas, entre os dias 19 e 21 de junho.

Organizado pelo Cigré-Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), por meio do grupo de estudos de linhas aéreas, o evento contou com o apoio da Cemig e do CPqD e reuniu técnicos, fabricantes e pesquisadores que atuam nesse setor. Minicursos, palestras técnicas, painéis, uma exposição de tecnologias ópticas e visitas aos laboratórios de Comunicações Ópticas e de Monitoramento e Sensoriamento Óptico do CPqD foram algumas das diversas atividades realizadas durante os três dias de workshop.

Dois minicursos, ministrados por especialistas do CPqD, do Inatel e das empresas Furukawa e Minipa Sense, abriram a programação do evento: Redes Ópticas em Telecomunicações, no dia 19, e Tecnologias Ópticas Aplicadas às Redes Smart Grid, na manhã do dia 20. Nesse mesmo dia, às 14 horas, foi realizada a cerimônia de abertura oficial do workshop, seguida pela palestra do pesquisador João Batista Rosolem, da área de Desenvolvimento de Dispositivos e Sensores do CPqD, sobre o tema Introdução à Tecnologia Óptica Aplicada.

Na quinta-feira (21), pela manhã, Vinícius Garcia de Oliveira, gerente de desenvolvimento de negócios em Cidades Inteligentes do CPqD, apresentou a palestra técnica com o tema Uma Visão Tecnológica para as Cidades Inteligentes. Logo após, o pesquisador Claudio Antonio Hortencio, da área de Soluções em Tecnologia, Gestão e Monitoramento Ópticos, participou do painel Desenvolvimento e Aplicação das Tecnologias Ópticas pela Indústria e Fornecedores. E, à tarde, o especialista Hélio Silvino de Almeida Prata, também do CPqD, abordou o tema Sistema para monitoramento da integridade de fibras ópticas em redes de telecomunicação.

Carlos Alexandre Meireles Nascimento, engenheiro de tecnologia e normatização da Cemig, encerrou o evento com a apresentação sobre o projeto de redes sinérgicas desenvolvido pela concessionária de energia em parceria com o CPqD, com o apoio dos programas de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Fapemig.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no endereço http://tecnologiasopticas.cigre.com.br/.