ProIndústria

CPQD no Proindústria 2018

A transformação digital na indústria foi o tema da apresentação do CPQD no Proindústria 2018 – Fórum de Negócios e Educação para a Indústria Digital, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Realizado pela Cadware-Technology, o evento reuniu especialistas e representantes de vários segmentos da indústria, que discutiram os novos conceitos, metodologias e recursos tecnológicos voltados à manufatura avançada.

Cristiane Ogushi, que atua na área de Marketing de Produto e Inovação do CPQD, fez uma palestra no painel Novas plataformas de Transformação Digital, que teve como mediador o professor e pesquisador Ari Costa, do Instituto Mauá de Tecnologia. “A ideia foi mostrar que a transformação digital já está acontecendo”, diz ela. “Afinal, as cinco maiores empresas do mundo em valor de mercado, listadas pela Forbes, são empresas de tecnologia”, acrescenta.

A especialista do CPQD também mencionou os benefícios que a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial/machine learning podem propiciar à indústria 4.0: melhorias em processos produtivos, desenvolvimento acelerado de produtos e novos modelos de negócios, entre outros. E apresentou alguns exemplos de soluções desenvolvidas pelo CPQD para diferentes empresas – como fabricantes de impressoras e de smartphones – utilizando tecnologias de sensoriamento, robótica, automação com machine learning e reconhecimento de imagem, advanced analytics e, ainda, a plataforma aberta dojot, que facilita o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT).