CPQD assina primeiro plano de trabalho como unidade EMBRAPII

Tania Regina Tronco

Tania Regina Tronco

Em dezembro, o CPQD assinou seu primeiro plano de trabalho em um projeto de pesquisa e desenvolvimento como Unidade EMBRAPII CPQD –Comunicações Ópticas. Esse plano resulta da parceria estabelecida com a Padtec e tem por objetivo apoiar a criação e a evolução de tecnologias inovadoras em sistemas e subsistemas de comunicações ópticas WDM (Wavelength Division Multiplexing) de alta capacidade.

Desde outubro de 2014, o Centro está credenciado como uma das dez unidades EMBRAPII – organização social do Poder Público Federal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministério da Educação, que tem por missão apoiar instituições de pesquisa, em determinadas áreas de competência, na execução de projetos de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. As relações de parceria estabelecidas entre a Unidade EMBRAPII CPQD – Comunicações Ópticas e as empresas do setor promoverão a oferta de soluções avançadas no setor de comunicações ópticas, que se encontra em plena expansão.

Segundo Tania Regina Tronco, da Diretoria de Gestão da Inovação do CPQD, o crescente aumento do tráfego nas redes de comunicações, resultante do uso intensivo de aplicações na Internet, impulsiona cada vez mais a pesquisa e o desenvolvimento em comunicações ópticas para atender novas demandas.

Para obter mais detalhes sobre a área de competência da  Unidade EMBRAPII – CPQD –  Comunicações Ópticas, visite a página http://www.cpqd.com.br/pesquisa-desenvolvimento/unidade-embrapii-cpqd.
Os interessados em discutir oportunidades de desenvolvimento de soluções e produtos inovadores podem entrar em contato pelos telefones (19) 3705-6566 e 3705-7061, ou enviar um e-mail para cpqd.embrapii@cpqd.com.br.