Eventos, via Web, sobre Internet das Coisas têm início em março

Vinícius Garcia de Oliveira

Vinícius Garcia de Oliveira

A Internet das Coisas – e seus desafios, tendências, tecnologias e aplicações – será o foco de uma série de seis apresentações técnicas, via Web, que o CPQD vai oferecer a partir de março. Abertos e gratuitos, os webinars serão realizados mensalmente e abordarão temas variados, cobrindo os diversos aspectos relacionados à IoT (sigla para o termo original, em inglês: Internet of Things): do conceito às novas tecnologias que precisam ser desenvolvidas para permitir sua ampla implantação. O primeiro evento, com tema “Do M2M a uma rede global de objetos inteligentes”, está marcado para o dia 11 de março, às 14 horas.

“A própria Internet, em sua configuração atual, é insuficiente para atender a todos os requisitos das redes de objetos inteligentes, de forma que novos protocolos e tecnologias estão sendo constantemente propostos pela comunidade científica e pela indústria”, afirma o engenheiro Vinícius Garcia de Oliveira, responsável pelos processos de inovação da Diretoria de Redes Convergentes do CPQD e organizador dos webinars. “Com essas apresentações, pretendemos oferecer a todos os interessados um aprofundamento técnico sobre o assunto, que ainda é novidade no país”, acrescenta.

A apresentação será feita por Oliveira, que falará do conceito de IoT e da diferença em relação a outras tecnologias – como a da comunicação máquina a máquina (M2M) – e, ainda, dos seus desafios. Serão cerca de 30 minutos, durante os quais o público poderá encaminhar perguntas – que serão respondidas ao final do webinar ou posteriormente via e-mail.

Para participar, basta fazer a inscrição clicando aqui.