​CPQD participa de painel sobre IoT no agronegócio em evento na USP

As aplicações de Internet das Coisas (IoT) nas áreas de serviços, agronegócio, saúde e indústria foram o tema do seminário SASI 4.0, que aconteceu na segunda-feira, 6 de novembro, na Universidade de São Paulo – e que contou com o apoio e a participação do CPQD. Organizado pelo Grupo de Automação e Tecnologia de Informação (GAESI) da Escola Politécnica da USP, o evento teve o objetivo de reunir os diversos atores envolvidos na implantação de tecnologias IoT nesses setores em painéis de discussão sobre o impacto e as mudanças provocados por esse processo.

Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPQD, foi um dos debatedores do painel Desafios do Agrobusiness 4.0. “A intenção foi mostrar como o uso de recursos como Inteligência Artificial, tecnologias de sensores e de conectividade em geral podem viabilizar a agricultura de precisão e o aumento da produtividade no campo”, afirma Paradisi. O debate também contou com a participação de Edi Claudio Fiori, gerente de TI do Grupo São Martinho – um dos maiores grupos do setor sucroalcooleiro do Brasil -, com o qual o CPQD vem desenvolvendo o projeto AgroTICs, que tem como objetivo o aumento da eficiência operacional e da produtividade, por meio da análise de dados coletados no campo e enviados, em tempo real, para bancos de dados e aplicativos.

Esta foi a segunda edição do SASI 4.0 – a primeira, realizada no ano passado, reuniu mais de 300 participantes dos diversos elos da cadeia industrial.

WhatsApp Image 2017-11-06 at 16.22.43