Programa-ELAN-Network

​Inovação aberta: CPQD agora integra a rede internacional do programa ELAN Network

O CPQD acaba de ingressar no seleto grupo de membros do programa ELAN – European and Latin American Technology based Business Network, iniciativa da União Europeia que tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação aberta entre os dois continentes, por meio da criação de uma rede internacional de parceiros englobando a indústria, instituições de pesquisa e desenvolvimento, investidores, incubadoras e agências de fomento. A ideia é oferecer um espaço para a colaboração e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com base em oportunidades de negócios entre a Europa e a América Latina.

Com o CPQD, dez outras organizações, de diferentes países, foram incluídas na lista de membros da rede ELAN. O Brasil tem como coordenador nessa iniciativa a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e acaba de ganhar três novos membros, que se somam à Agência USP de Inovação: CPQD, Biominas e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

“A entrada na ELAN Network é mais um lance importante dentro da estratégia do CPQD de integração a um ecossistema de inovação aberta”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da organização. “Afinal, esse é um modelo de colaboração que envolve empresas estabelecidas e startups, universidades, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e governo não só do Brasil como também de outros países”, acrescenta.

O programa da União Europeia tem foco especial nos segmentos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), energias renováveis, biotecnologia/bioeconomia, saúde, tecnologia ambiental, novos materiais e nanotecnologia. Mais informações sobre a ELAN Network estão disponíveis em http://www.elannetwork.org/