Artigos do CPQD sobre redes ópticas definidas por software são referência

Artigos do CPQD sobre redes ópticas definidas por software são referência em pesquisas de grupo dos EUA

Um estudo abrangente sobre redes definidas por software na camada óptica, realizado pela Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, e publicado recentemente no periódico IEEE Communications Surveys & Tutorials, referenciou de forma significativa o trabalho desenvolvido pelo time de óptica do CPQD.

Tal contribuição pode ser evidenciada nas várias citações aos trabalhos realizados pela equipe brasileira – nada menos que oito artigos do CPQD constam como referência no trabalho dos norte-americanos.

Esses estudos contribuíram para a criação de uma visão de futuro com relação às áreas de roteamento óptico com banda flexível, à infraestrutura de rede óptica cognitiva e aos controles sistêmicos de roteadores e amplificadores ópticos, visando o aumento de performance sistêmica de uma rede óptica.

Um dos coautores do estudo americano – o professor Martin Reisslein – enviou uma mensagem de reconhecimento à liderança da equipe brasileira agradecendo a ajuda. “O extenso trabalho sobre SDN para a camada óptica tem sido uma importante inspiração para o nosso trabalho”, escreveu o pesquisador.

“Isso é a comprovação da acertada escolha estratégica com relação à pesquisa inovadora na área de comunicações ópticas, aliada à excelência na execução, uma marca da organização ao longo dos anos, e ainda do elevado nível de nossos profissionais! O fato é motivo de satisfação para todos do CPqD”, comenta o pesquisador especialista do CPQD, Juliano Rodrigues F. de Oliveira.