BrPhotonics apresenta primeiro produto em evento internacional

Empresa criada recentemente pelo CPqD, em parceria com a GigOptix, participa de um dos principais eventos de comunicações ópticas do mundo

A BrPhotonics, empresa criada recentemente pelo CPqD em parceria com a norte-americana GigOptix, Inc., está fazendo sua primeira apresentação pública em um evento internacional: a OFC 2014 – Optical Fiber Communication Conference and Exposition. O evento, que se realiza nesta semana (até 13/03), em São Francisco, Califórnia, é um dos maiores do mundo na área de redes e comunicações ópticas avançadas.

Na exposição paralela ao congresso, a BrPhotonics está demonstrando sua plataforma integrada TOSA (Transmitter Optical Sub-Assembly) para transmissores ópticos de 100 Gbits por segundo (Gbps) com formato de encapsulamento CFP2. Projetada para atender à demanda de fabricantes de transceptores destinados a aplicações de longo alcance e altas taxas de transmissão, a nova plataforma de 100 Gbps DP-QPSK, altamente integrada, têm como base componentes optoeletrônicos e circuitos ativos de alta velocidade. Entre eles, merece destaque o chip modulador TFPS (Thin Film Polymer on Silicon, ou filme fino de polímero sobre sílicio) – tecnologia desenvolvida pela GigOptix que está sendo transferida para a BrPhotonics.

Além disso, a nova empresa está recebendo do CPqD a transferência de sua tecnologia de fotônica em silício (Silicon Photonics, ou SiPh) e sua experiência em encapsulamento óptico, entre outros. Os produtos da BrPhotonics deverão ser usados em sistemas ópticos avançados de 100 Gbps a 1 Tbps, em redes de fibra óptica de longa distância ou metropolitanas (metro) e para prover conectividade em cloud computing.