Café-Cognitivo

Café Cognitivo realiza encontro na weme, em Campinas

O Café Cognitivo, iniciativa que nasceu dentro do CPqD com o objetivo de desmistificar e disseminar informações sobre o assunto Inteligência Artificial (IA), está atraindo o interesse também de pessoas de fora da organização. Quatro encontros desse tipo já foram realizados em espaços de empreendedorismo e inovação em Campinas. O mais recente aconteceu no dia 29 de novembro, na weme, hub de inovação também em Campinas.

“A proposta desses encontros é promover um bate-papo aberto e descontraído sobre Inteligência Artificial e tecnologias relacionadas, bem como sobre suas aplicações”, afirma Alan Godoy, líder da plataforma de Computação Cognitiva do CPqD. Segundo ele, o evento costuma reunir tanto profissionais com algum conhecimento do assunto como pessoas que querem apenas aprender conceitos básicos de IA e como utilizá-la em aplicações específicas – por exemplo, na criação de um chatbot.

“É também uma oportunidade de mostrar as tecnologias do CPqD, por meio de demonstrações de aplicações envolvendo reconhecimento de fala e reconhecimento de objetos, entre outras baseadas em Inteligência Artificial”, acrescenta Godoy. Além dele, participaram do Café Cognitivo na weme os especialistas Danielle Lanzarini Pinto, Flávio Simões e Filipe de Oliveira Costa.