Com apoio do CPQD, primeiro encontro da iniciativa Hyperledger é realizado em Campinas

Como membro associado da iniciativa global Hyperledger, mantida pela Linux Foundation, o CPQD participou da organização de um encontro, em Campinas, destinado a apresentar novidades, aplicações e a esclarecer dúvidas relacionadas à tecnologia blockchain. Foi o primeiro Hyperledger Meetup realizado em Campinas, que aconteceu na terça-feira, 26/03, no Venture Hub.

“A promoção de eventos que estimulam a troca de conhecimentos, bem como a disseminação da tecnologia blockchain, é uma das atividades atribuídas os membros da comunidade global Hyperledger, da qual o CPQD faz parte”, afirma José Reynaldo Formigoni, gestor de Soluções Blockchain da organização. “Esse foi o sexto Hyperledger Meetup promovido pelo grupo de São Paulo e o primeiro em Campinas”, acrescenta Rodrigo Lima Verde Leal, responsável no CPQD pelo desenvolvimento do ecossistema em torno de blockchain.

A agenda do encontro incluiu uma apresentação geral sobre a iniciativa Hyperledger – um esforço colaborativo open source criado para disseminar tecnologias blockchain em vários segmentos, que conta com o suporte de quase 300 organizações no mundo todo. Vasco Picchi, diretor da Safe Trace, apresentou a solução inovadora de rastreabilidade da carne bovina baseada em blockchain, desenvolvida por sua empresa em parceria com o CPQD. O MVP (produto mínimo viável) dessa solução já está integrado ao sistema da Safe Trace, para avaliação junto a pecuaristas, frigoríficos, centros de distribuição e grandes redes varejistas.