Como Unidade EMBRAPII, CPqD integra delegação brasileira em visita a Israel

O CPqD integrou a delegação da EMBRAPII – da qual é uma unidade credenciada – que participou do evento Brasil Israel Innovation Summit, realizado neste início de abril, em Israel. Promovido pela EMBRAPII em conjunto com a Apex (Agência de Promoção de Exportações), o evento teve o objetivo de aproximar empresas e centros de inovação dos dois países, para discutir possibilidades de realização de projetos conjuntos em diversas áreas.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de inovação de Israel e, também, de conversar com várias empresas dos dois países que têm interesse em projetos de inovação”, afirma o diretor Paulo Curado, que representou a Unidade EMBRAPII CPqD na delegação. “Em seu discurso no evento, o primeiro-ministro de Israel mostrou como a inovação contribuiu para o desenvolvimento do país e elegeu algumas áreas que considera fundamentais: agricultura, carros autônomos, energias limpas, conectividade e inteligência artificial. Todas elas estão relacionadas às nossas áreas de atuação e às nossas apostas”, acrescenta o diretor de Inovação do CPqD.

A visita a Israel e a realização do evento fazem parte das iniciativas previstas no acordo de cooperação entre a EMBRAPII e a Autoridade de Inovação de Israel (IIA), que destinou US$ 10 milhões a projetos inovadores realizados com empresas sediadas nos dois países. O foco é o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de energia, Internet das Coisas (IoT), agricultura e ciências da vida.

“Os contratos serão firmados entre empresas brasileiras e israelenses, que vão atuar com Unidades EMBRAPII no desenvolvimento de projetos de P&D&I em áreas de mútuo interesse”, explica Jorge Guimarães, presidente da EMBRAPII. “Um aspecto importante da iniciativa é o compartilhamento da experiência de organizações israelenses que financiam projetos inovadores e promovem a colocação dos produtos no mercado mundial”, destaca.