CPqD aborda em evento desafios e oportunidades do 5G no Brasil

CPqD aborda em evento desafios e oportunidades do 5G no Brasil

Os desafios e oportunidades para a tecnologia 5G no Brasil foram tema da palestra de Fabrício Lira Figueiredo, gerente de desenvolvimento de negócios na área de Agronegócio Inteligente do CPqD, no evento IEEE 5G Brazil Summit, que aconteceu na terça-feira (22/05), em Brasília. Realizado em paralelo ao Painel Telebrasil 2018, o evento da IEEE Communications Society reuniu especialistas da indústria, de universidades e instituições de pesquisa, de organismos de padronização e também representantes de órgãos de regulamentação e governos.

Fabrício Figueiredo abordou, em sua apresentação, casos de uso do 5G relevantes para o país, com base em referências como o Estudo Nacional de Internet das Coisas – conduzido pelo consórcio integrado pelo CPqD, McKinsey e Pereira Neto/Macedo Advogados, sob a coordenação do BNDES e MCTIC – e o Projeto 5G Brasil. Ele destacou, particularmente, as amplas possibilidades de utilização das redes 5G em aplicações IoT, que, de acordo com o estudo, têm capacidade de gerar grande impacto econômico tanto nas cidades como no campo.

Entre as possibilidades de aplicações nas cidades, Fabrício mencionou o gerenciamento de tráfego urbano e do transporte público, a segurança pública e a oferta de serviços eficientes na área de saúde. No campo, o uso de aplicações IoT viabilizadas por uma infraestrutura de conectividade banda larga (LTE e, no futuro, 5G) poderá gerar um impacto de US$ 21 bilhões até 2025, segundo o estudo realizado para o BNDES e MCTIC.