CPqD apresenta em evento novidades em sistemas de energia para veículos elétricos

CPqD apresenta em evento novidades em sistemas de energia para veículos elétricos

As competências do CPqD na área de sistemas de energia para veículos elétricos serão apresentadas no Fórum Internacional de Carros, Veículos Elétricos e Mobilidade Urbana – Fórum CVE, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba (PR). Promovido pelo TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná, o evento tem como objetivo reunir a cadeia produtiva desse segmento (provedores de soluções, integradores, fabricantes, profissionais e acadêmicos) para avaliar oportunidades de negócios e debater questões relacionadas a barreiras regulatórias, financiamento, capacitação, mercado e inovações tecnológicas, entre outros assuntos.

O CPqD apoia o evento e participa de sua programação, com duas palestras de seus especialistas em sistemas de energia. A pesquisadora Maria de Fátima Rosolem abordará o tema Baterias para Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades, em apresentação programada para o dia 24, dentro do painel Perspectivas para a Mobilidade Elétrica no Brasil.

“A bateria é um elemento crucial do veículo elétrico, pois é a responsável pela geração da energia de tração”, afirma a pesquisadora. “Há uma corrida mundial para o aperfeiçoamento das atuais tecnologias de baterias, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias com foco no aumento da densidade de energia (autonomia), segurança, redução de custo e uso de materiais com baixo impacto ambiental”, acrescenta. Em sua palestra, Fátima pretende apresentar o estado da arte das principais tecnologias de baterias utilizadas em veículos elétricos, seus desafios e as oportunidades que estão surgindo a partir da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de baterias.

Já o especialista Raul Beck, responsável técnico da área de Sistemas de Energia do CPqD, falará sobre a necessidade de implantação no país de uma infraestrutura de recarga de baterias de veículos elétricos. “A disponibilidade de uma ampla rede de eletropostos, cobrindo os centros urbanos e rodovias, é um dos requisitos fundamentais para a disseminação no país da tecnologia de veículos elétricos do tipo plug-in”, ressalta o especialista.

Estimular essa disseminação é o principal objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pelo CPqD, em parceria com a empresa PHB Eletrônica, que será apresentado no Fórum CVE. O foco do projeto, que conta com o apoio financeiro do BNDES e da EMBRAPII (da qual o CPqD é uma das unidades credenciadas), é o desenvolvimento de uma família de eletropostos para recarga de veículos elétricos com tecnologia – e produção – totalmente brasileira. “Certamente isso vai contribuir para a implantação dessa rede de eletropostos no país, além de atender à demanda dos usuários que querem instalar em suas casas o equipamento para a recarga da bateria de seus veículos elétricos”, conclui Raul Beck.

Mais informações sobre o Fórum CVE estão disponíveis em http://forumcve.com.br/