CPQD apresenta estudos em computação cognitiva

CPQD apresenta estudos em computação cognitiva nos EUA

Pesquisas sobre técnicas de aprendizado de máquina aplicado em processamento de áudio – separando o que é fala de ruídos indesejáveis em conversas telefônicas – foi o tema da sessão de pôster apresentado pelo CPQD durante evento no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o “SANE 2016 –Speech and Audio in the Northeast”, que aconteceu em Cambridge (MA), no dia 21 de outubro.

O conteúdo do estudo apresentado no evento é um desdobramento de um artigo do periódico que o CPQD publicará sobre o tema “Cognitive Technologies”, pela editora Springer, e que contará com artigos técnico-científicos de seus pesquisadores.

CPQD apresenta estudos em computação cognitiva

Diego Augusto Silva

O evento contou com várias apresentações sobre a tecnologia de processamento de sinais, fala e aprendizado de máquina, aplicada em áudio e música. “Foi uma excelente oportunidade de divulgar o trabalho que vimos realizando e obter feedback e comentários sobre outras perspectivas”, comenta o pesquisador Diego Augusto Silva, da Gerência de Tecnologias em Processamento de Fala e Imagem e Mobilidade do CPQD.

O evento contou com a participação de universidades, centros de pesquisa e indústrias da região Nordeste dos EUA.