CPqD apresenta na Unicamp tecnologias e pesquisas na área de processamento de sinais

O CPqD está patrocinando o 5.º Simpósio de Processamento de Sinais da Unicamp (SPS Unicamp), que começou segunda-feira (15/9) e vai até amanhã (17/9), na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Iniciativa dos alunos da pós-graduação e de pesquisadores da Unicamp, o evento tem o objetivo de reunir professores, estudantes e pesquisadores em geral, que trabalham na área de processamento de sinais, para expor os resultados de suas pesquisas e discutir ideias relacionadas ao assunto.
Algumas tecnologias e resultados de projetos nessa área desenvolvidos no CPqD, nos últimos anos, estão sendo apresentados no simpósio, em diversas sessões. Serão, ao todo, sete apresentações – duas das quais aconteceram na manhã desta terça-feira (16/9).
Na primeira, os pesquisadores Mário Uliani Neto, Ricardo Violato, Flávio Simões, Marcus Angeloni e Tiago Pereira falaram sobre o projeto de desenvolvimento de uma base de dados biométricos de indivíduos brasileiros – BioCPqD. Na mesma sessão, a equipe formada por Hani Yehia, Maurílio Vieira, Adriano Barbosa, Mário Uliani Neto, Flávio Simões e Ricardo Violato apresentou o trabalho Comparação de Métodos Robustos de Detecção de Atividade de Voz.
Em outra sessão, programada para as 15 horas desta terça-feira, o CPqD será responsável por mais três apresentações. Os temas são: Modelos de predição estruturada em part-of-speech tagging para português do Brasil, por Valter Miasato Filho, Bruno Gonçalves, Bruno Costa e José Eduardo Silva; Estratégia mista para segmentação de fala, por José Eduardo Silva, Flávio Simões e Edson Nagle, e Especificação de um sistema de síntese de fala baseado em HMM (Hidden Markov Model) para o português do Brasil, por Mário Uliani Neto, Leandro Gomes e Bruno Costa.
As outras duas apresentações do CPqD no evento estão marcadas para amanhã (17), no período da tarde. Às 15h15, José Stuchi falará sobre o tema Método de autofoco para retinógrafos digitais usando lógica Fuzzy. E na última sessão do simpósio, programada para começar às 16h30, Marcus Angeloni apresentará o paper Reconhecimento de Face Utilizando Diferentes Dispositivos.
Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no sitehttp://www.sps.fee.unicamp.br/