ieee

CPqD apresenta solução inovadora de redes em evento do IEEE

Solução inovadora para virtualização de redes foi o tema da palestra de Marcelo Nascimento, líder da plataforma tecnológica de Redes de Dados do CPqD, na 18th International Conference on High Performance Switching and Routing do IEEE, realizado entre os dias 18 e 21 de junho, na Unicamp.
O evento teve como foco tecnologias e tendências voltadas para o processamento de dados de alto desempenho no processo de troca de informação entre dispositivos.
Para Marcelo, apresentar esse trabalho numa conferência de tamanha relevância foi um grande desafio e o retorno do público foi muito positivo, segundo avaliação dele. “A receptividade foi boa, a plateia se mostrou atenta e no fim fizeram perguntas interessantes sobre o trabalho, o que mostra a relevância da nossa pesquisa na área”, destaca Marcelo.
Durante a apresentação, Marcelo falou sobre o desenvolvimento de uma solução inovadora de redes, que envolvem Redes Definidas por Software (do inglês, Software Defined Networking, SDN) e Virtualização de Funções de Rede (do inglês, Network Function Virtualization, NFV). A solução em desenvolvimento busca simplificar a operação das redes e permitir que as operadoras desenvolvam novos serviços com maior agilidade. O trabalho descreve o mecanismo criado – e patenteado pelo CPqD recentemente – para aumento de desempenho de plataformas que utilizam tecnologia NFV.