CPQD e Renasic organizam evento, em Brasília, sobre segurança em infraestruturas críticas

A segurança em sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados – ou SCADA, do inglês Supervisory Control and Data Acquisition – é o tema de um evento organizado pela RENASIC – Rede Nacional em Segurança da Informação e Criptografia em conjunto com o CPQD, que será realizado na quarta e quinta-feira (30 e 31 de julho) desta semana, no Quartel General do Exército, em Brasília.

Segundo José Reynaldo Formigoni Filho, gerente da área de Tecnologias de Segurança da Informação e Comunicações do CPQD, o objetivo do evento é levantar o cenário atual do país nessa área e definir um conjunto de recomendações destinado a proteger infraestruturas críticas de possíveis ataques. Para isso, estarão reunidos em Brasília usuários do SCADA, pesquisadores, desenvolvedores e fornecedores desses sistemas, bem como de soluções de segurança.

Rafael Cividanes, consultor em Segurança da Informação e Criptografia do CPQD, fará uma palestra no evento, na quarta-feira pela manhã, em que abordará as iniciativas internacionais com foco em segurança para ambientes SCADA. Além dele, participarão, como palestrantes, o chefe do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), General Paulo Sérgio Melo de Carvalho, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR) e empresas como AES Eletropaulo, Cemig, Elektro, Itaipu e Petrobras, entre outras.

A RENASIC é vinculada ao CDCiber, do Comando do Exército, e tem como principal objetivo elevar a competência brasileira em Segurança da Informação e Criptografia ao nível dos países mais desenvolvidos na área de ciência e tecnologia.