Dev_Pira

CPqD em encontro do agronegócio em Piracicaba

Um dia dedicado à troca de experiências, geração de ideias e oportunidades. Com essa proposta, foi realizado no sábado (1.º/12), em Piracicaba, o DEVPIRA Festival, evento que contou com a participação do CPqD. Iniciativa da comunidade DevPiracicaba, da Usina de Inovação Monte Alegre, do Pulse Hub de Inovação e da Raízen, o evento tem o objetivo de conectar desenvolvedores, empresas de tecnologia, agtechs e outros atores do ecossistema de inovação do Vale AgTech.

O CPqD marcou presença no encontro com duas palestras proferidas por seus especialistas. Uma delas, sobre o tema Inteligência Artificial e Big Data: Separando o joio do trigo!, foi feita por Alan Godoy Souza Mello, líder da plataforma de Computação Cognitiva do CPqD, que dividiu o palco com Monique Oliveira, da Feagri-Unicamp. “A ideia foi discutir o que tem sido feito nas diversas áreas da Inteligência Artificial – como visão computacional, processamento de fala e de linguagem natural e aprendizado de máquina – e mostrar como é possível aplicar essas tecnologias no setor agrícola”, resume Mello.

Os especialistas Fernando Marino e Rafael Scaraficci foram responsáveis pela outra palestra, que abordou o assunto Blockchain + IoT: o match perfeito. “Com o aumento crescente do volume de dados gerados por aplicações IoT, a garantia de autenticidade e segurança dessas informações torna-se cada vez mais necessária. E o caminho natural para isso é o blockchain”, afirma Marino.

A participação no DEVPIRA é fruto da parceria entre o CPqD e a Usina de Inovação Monte Alegre, que teve início no evento ForAGRI, realizado em setembro na organização. “Com isso, reforçamos essa parceria estratégica, que deverá continuar ao longo de 2019”, ressalta Flávio de Andrade Silva, da área de Empreendedorismo e Inovação Aberta do CPqD. “Por meio dela, nossas competências em TICs estarão à disposição do ecossistema empreendedor ao redor da Usina de Inovação, de modo a apoiar a jornada de transformação digital do agronegócio”, conclui.