CPQD Computação Cognitiva Amcham Campinas

CPQD fará demonstração de técnicas de computação cognitiva em evento da Amcham Campinas

O público do CEO Fórum 2016, evento organizado pela Amcham Campinas, que acontecerá no dia 20 de outubro, em Paulínia/SP, vai acompanhar de perto parte do que os avançados recursos da computação cognitiva podem realizar. Os especialistas do CPQD farão demonstrações de técnicas de deep learning envolvendo conceitos de aprendizado de máquina (machine learning) e visão computacional.

Essas técnicas vêm promovendo uma verdadeira revolução nos meios produtivos dos mais diversos segmentos, a partir da criação de modelos cognitivos para a solução de problemas. “É possível ensinar máquinas a ‘ver’ e a ‘ouvir’ anomalias ou imperfeições em uma linha de produção, por exemplo”, conta o Gerente de Tecnologias em Processamento de Fala e Imagem e Mobilidade do CPQD, Norberto Alves Ferreira. O gerente cita o agronegócio, a mineração, as telecomunicações, a saúde e a biometria como segmentos que poderão beneficiar-se da evolução tecnológica através da computação cognitiva, a qual o CPQD vem acompanhando de perto e com a qual tem procurado evoluir suas soluções, produtos e serviços.

Demonstrações

Durante o evento da Amcham, em Paulínia, voltado às lideranças empresariais do interior de São Paulo, serão realizadas demonstrações técnicas que ensinam máquinas a pintar como Van Gogh ou Tarsila do Amaral, com a transferência de estilos artísticos em imagens e vídeos. “Também vamos mostrar ao público do evento como uma máquina pode reconhecer objetos e dizer o que está vendo através de sua câmera”, adianta Norberto. Nesse último caso, trata-se da integração das técnicas com a tecnologia do CPQD para síntese de fala – tecnologia que está presente atualmente em diversas instituições financeiras e já foi reconhecida como uma das 100 grandes inovações brasileiras, segundo o Monitor Group.

O evento acontece no dia 20 de outubro, a partir das 13h30, no Theatro Municipal de Paulínia.