CPQD participa da Mostra FEEC-Unicamp 50 anos

CPQD participa da Mostra FEEC-Unicamp 50 anos

Os estreitos vínculos do CPQD com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp – FEEC – permitiu sua integração à Mostra FEEC-Unicamp 50 anos, evento realizado entre os dias 14 e 15 de outubro nas dependências da Faculdade, em Campinas, São Paulo, em comemoração ao cinquentenário da universidade campineira.

Segundo Cláudia Piovesan, do CPQD, são inúmeros os resultados técnico-científicos, nacionais e internacionais, oriundos da parceria tecnológica das duas instituições. “Esses vínculos foram estabelecidos na década de 1970 e vêm frutificando ao longo dos anos, contribuindo para desenvolver e disseminar o conhecimento tecnológico em nossa sociedade e no setor industrial. Estamos muito honrados com o convite e por participar desse momento da Universidade”, fala Cláudia.

CPQD participa da Mostra FEEC-Unicamp 50 anos O Prof. Dr. João Marcos T. Romano, Diretor da FEEC, o Prof. Dr. Paulo Cardieri, responsável pela exposição, e o Prof. Dr. Akebo Yamakami estiveram presentes na abertura do evento e visitaram o estande do CPqD

O CPQD levou para o evento alguns de seus resultados tecnológicos na área de comunicações ópticas – codificação de canais (modulação codificada), otimização de sistemas de missão crítica (mapas de amplificadores ópticos) e processamento de sinais para óptica em datacenters. Na área de comunicações sem fio, foram exemplificadas tecnologias em redes móveis de banda larga (LTE), redes locais sem fio, como roteadores Wi-Fi, operando em modo adhoc; e redes mesh. Em computação cognitiva, a Mostra contou com demonstrações da solução CPQD Alcance, desenhada para a interação de deficientes visuais com smartphones de touchscreen.