CPQD participa de ensaios de antenas de satélites realizados na Europa

CPQD participa de ensaios de antenas de satélites

Sala limpa de caracterização de materiais para os futuros satélites europeus
Da esquerda para a direita: Ricardo Minoda – Pesquisador do CPQD, Dr. Eric van der Houwen – ESTEC, Peter Pauwels – Diretor de Programas da Newtec e Luciano Derze – Analista Comercial do CPQD.

O CPQD participou, no final de novembro, dos ensaios em antenas para Estações Terrestres de Satélites da Newtec, visando a certificação para a comercialização desses produtos no mercado brasileiro. Os ensaios foram realizados no ESTEC – European Space Research and Technology Centre, situado em Noordwijk, Países Baixos. O ESTEC é o braço de pesquisa e desenvolvimento da Agência Espacial Europeia – entidade que reúne cientistas e engenheiros altamente capacitados do setor aeroespacial.

De acordo com a Resolução n.º 242, de novembro de 2000, todos os produtos de telecomunicações precisam ser homologados pela Anatel antes de entrarem em comercialização no Brasil. Para atender às exigências estabelecidas nessa Resolução, a Anatel delega aos OCDs (Organismos de Certificação Designados) a tarefa de realizar os processos de avaliação de conformidade. O OCD do CPQD é um dos mais antigos (completou 15 anos neste ano) e um dos poucos no país que possui especialistas em todos os produtos de telecomunicações.

A Newtec – empresa belga com sede em Sint-Niklaas e presença global – desenvolve equipamentos e tecnologias de comunicação via satélite há mais de 30 anos, nas áreas de broadcast, governo e defesa, trunking IP e VSAT, para consumidores e empresas. Com o objetivo de atender seus rigorosos padrões de qualidade, a Newtec escolheu o CPQD como OCD para a certificação de suas antenas para Estações Terrestres de Satélites, a serem comercializadas no país.

E o ESTEC foi escolhido para os testes porque ainda não há no Brasil um laboratório apto a realizar os criteriosos ensaios exigidos para a certificação das antenas em Banda Ka.