CPQD participa do mais importante evento da comunidade internacional de pesquisa em biometria

Com o objetivo de trocar conhecimento e experiências com pesquisadores de outros países visando a evolução de suas tecnologias e soluções de biometria – em particular, o CPQD Smart Authentication -, o CPQD participa do IJCB 2014 – International Joint Conference on Biometrics, que se realiza nesta semana, na Flórida, EUA. Trata-se de um dos maiores eventos da comunidade de pesquisa em biometria do mundo, que neste ano acontece entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.

Um dos trabalhos a ser apresentado no IJCB 2014 é resultado de uma competição internacional da qual o CPQD foi uma das quatro instituições participantes (as outras são dos Estados Unidos, Cingapura e Eslovênia). Realizada entre fevereiro e abril deste ano, a competição teve como desafio avaliar a eficiência de algoritmos de reconhecimento de face em vídeos feitos com câmeras digitais comuns, em diferentes cenários e em situações não controladas – por exemplo, a distância ou sem que a pessoa saiba que está sendo filmada.

Segundo Norberto Alves Ferreira, gerente de Plataformas Tecnológicas do CPQD, a intenção é aperfeiçoar os algoritmos de reconhecimento de face, para que eles possam ser utilizados em situações desse tipo, em ambientes como aeroportos, estádios e eventos com grande concentração de pessoas, que geralmente não estão olhando para a câmera e onde nem sempre as condições de iluminação são ideais. Os resultados dessa competição serão o tema da palestra Point-and-Shoot (PaSC) Video Face and Person Recognition Competition, que será apresentada no evento pelos organizadores da disputa – as universidades do Colorado e de Notre Dame, nos EUA, e o National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão de padronização do Departamento de Comércio norte-americano.

Para o CPQD – que participou de competição semelhante no ano passado -, eventos como esse são importantes, pois contribuem para o avanço da pesquisa e desenvolvimento em biometria, trazendo diferenciais competitivos para suas soluções nessa área.