CPQD-e-INESC

CPQD passa a integrar rede de parceiros do INESC P&D Brasil

O CPQD firmou na segunda-feira, 1.º de julho, um acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento com o INESC P&D Brasil, associação responsável pelo gerenciamento de uma rede integrada, atualmente, por 19 universidades brasileiras e pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC). A assinatura do acordo aconteceu durante visita ao CPQD de diretores do INESC P&D Brasil – entre eles, seu presidente Vladimiro Miranda, que também atua no INESC TEC.

“Essa é uma parceria importante, que está alinhada ao tema inovação aberta e ao foco em colaboração, um dos valores do processo de transformação do CPQD”, destacou o diretor de Inovação Paulo Curado, que recebeu o grupo de visitantes. “Existem boas oportunidades de cooperação entre as instituições, especialmente em projetos em áreas de interesse comum, como energia elétrica e agricultura inteligente, por exemplo”, acrescentou.

Pelo acordo, o CPQD e o INESC P&D Brasil poderão desenvolver projetos conjuntos de iniciativa própria, com recursos de programas de fomento, ou sob contrato de terceiros, em âmbito nacional ou internacional. A iniciativa também prevê o compartilhamento de recursos humanos e laboratoriais para a condução das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I).

Para Vladimiro Miranda, a proximidade do CPQD com o mercado – e com suas necessidades – é um dos fatores que torna essa parceria particularmente importante para o INESC P&D Brasil. “As empresas não querem tecnologia, querem soluções. E o INESC Brasil tem capacidade de identificar as competências necessárias para desenvolver o projeto que levará à solução do problema”, explicou Miranda. No modelo de gestão da inovação adotado pela entidade – que reproduz o modelo europeu -, a contratação do projeto é feita junto ao INESC P&D Brasil, que se encarrega de buscar essas competências, em diversas áreas, dentro de sua rede de parceiros.

Atualmente, a associação atua nas áreas de energia elétrica, petróleo, ambiente e oceanos, indústria e gestão (que inclui robótica), agroalimentar e floresta. Sua rede de parceiros no Brasil inclui as universidades associadas (UFSM-Universidade Federal de Santa Maria, UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora, UFG-Universidade Federal de Goiás, UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFMA-Universidade Federal do Maranhão) e conveniadas (USP/São Carlos, Unicamp, Unesp, UFCG UNIFEI, UFF, UFPA, UFS, UDESC, UFCG, UFBA, UFABC). Também integra a rede o INESC TEC, de Portugal, responsável pela criação da associação no Brasil. Além disso, o INESC P&D Brasil possui parcerias e memorandos de intenção com diversas instituições internacionais, de vários países da Europa, Ásia e América Latina.