IoTWeek CPqD

CPQD realiza IoT Week com foco em soluções para cidades inteligentes

Evento acontece entre 16 e 25 de outubro, em Campinas, e terá patrocínio da IBM e apoio de parceiros

O desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes será o foco do evento IoT Week CPQD – Jornada Empreendedora, programado para o período de 16 a 25 de outubro, nas instalações do CPQD, em Campinas. Realizado com o patrocínio da IBM e os apoios da Bosch, da Samsung, da IMA – Informática de Municípios Associados, da Prefeitura de Campinas e do Founder Institute, o evento tem o objetivo de incentivar a criação de aplicações inovadoras nas áreas de segurança pública, mobilidade e saúde com base no conceito de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Os interessados em participar devem fazer sua inscrição – individual ou em grupo – até o dia 10/10.

“Nossa intenção é oferecer aos participantes todo o suporte necessário para que as soluções desenvolvidas durante essa jornada empreendedora tenham potencial de continuidade”, afirma Frederico Calixto, especialista de inovação do CPQD.

Por isso, o evento será dividido em fases. A primeira, chamada de Esquenta, será realizada no dia 16 e terá a apresentação dos recursos oferecidos pelo parceiros nessa jornada empreendedora: a plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPQD com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de aplicações IoT, a arquitetura de servidores de alta performance e a plataforma de nuvem Bluemix da IBM, os dispositivos (principalmente sensores) da Bosch e Samsung e, ainda, a experiência do Founder Institute na preparação dos participantes para as apresentações dos resultados. Já a IMA e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas abordarão os principais desafios enfrentados pelos municípios atualmente – que demandam soluções inteligentes.

O dia do Esquenta incluirá também uma apresentação e preparação das equipes sobre Ideação e Design, com o objetivo de ajudá-las a promover melhores soluções baseadas nos desafios. “Para construir soluções sustentáveis e duradouras para as cidades, é fundamental a participação desses diversos atores exercitando os conceitos de inovação aberta”, comenta Flávio Silva, responsável pelo Hiperespaço do CPQD.

Já o dia 17/10 será reservado ao apoio às equipes na criação da solução, utilizando as metodologias de design e experiência do usuário. No final de semana (21 e 22/10), acontecerá um Hackathon, etapa dedicada ao desenvolvimento dos projetos pelas equipes participantes da jornada. Para a segunda-feira (23), está programada a fase de preparação dos pitches. E, no dia 25, será realizada a apresentação dos trabalhos, seguida do julgamento e premiação do projeto vencedor. Está previsto um prêmio no valor de R$ 5.000 para o projeto vencedor.

Podem participar da IoT Week CPQD startups e pessoas físicas com espírito empreendedor. As inscrições podem ser feitas pelos sites http://shawee.io/app/hackathon/iotweek-cpqd e http://megahack.com.br/

d513af77-6e41-4040-a0ee-fab1b5de3ac5-original