CPQD realiza workshop internacional com foco na evolução das redes móveis para 5G

O futuro das tecnologias de redes móveis de quarta geração (4G) será o foco de mais um evento internacional que o CPQD vai promover, nos dias 5 e 6 de novembro, em suas instalações, em Campinas. O objetivo é reunir representantes de operadoras de telecomunicações, do governo, da indústria e outros fornecedores, bem como a comunidade acadêmica – universidades e centros de pesquisas -, para discutir os vários aspectos da evolução para as redes 5G.

Gratuito e com palestras em inglês, o II International Workshop on Challenges and Trends on Broadband Wireless Mobile Access Networks – Beyond LTE-A abordará, entre outros temas, as políticas públicas e regulatórias para o setor, visão de mercado nacional e internacional, projetos em desenvolvimento, estado da arte da evolução tecnológica e as tendências da padronização internacional.

Além dos especialistas do CPQD nessa área, alguns convidados nacionais e internacionais já confirmaram presença no evento. É o caso, por exemplo, de Nicola Marchetti, do Trinity College Dublin (Irlanda); de Luiz DaSilva, da VirginiaTech (EUA); de Michael Johan, da Universidade de Munique (Alemanha); de Mehdi Bennis, da Universidade de Oulu (Finlândia), e de Andjela Ilic-Savoia, da Keysight Technologies (EUA). Entre os convidados nacionais, estão confirmadas palestras de José Gontijo, do Ministério das Comunicações; de representantes das operadoras de telecomunicações Vivo, Oi, TIM e Star One, de Samuel Lauretti, diretor da WxBR, além dos professores Vitor Nascimento, da Escola Politécnica da USP, André de Almeida, da Universidade Federal do Ceará, e Gustavo Fraidenraich, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A programação completa e outras informações sobre o workshop estão disponíveis no sitehttp://workshoplte.cpqd.com.br/ – pelo qual os interessados também podem fazer sua inscrição.

Agenda

II International Workshop on Challenges and Trends on Broadband Wireless Mobile Access Networks – Beyond LTE-A

Quando: 5 e 6 de novembro – 9h às 17h45
Onde: Auditório do CPqD
Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, s/n – Parque II do Polo de Alta Tecnologia
Campinas – SP