Em evento da Embrapa, CPQD fala sobre Internet das Coisas com foco na agricultura

CPQD fala sobre Internet das Coisas com foco na agricultura em evento da Embrapa

Discutir o tema Internet das Coisas e suas implicações, auxiliando a Embrapa na prospecção de tendências para o Observatório de TICs para a agricultura – vinculado ao sistema de inteligência estratégica da instituição (Agropensa). Esse foi o objetivo da participação do CPQD em painel promovido pela Embrapa, recentemente, em Campinas, SP.

Ao lado de executivos de empresas internacionais, o Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPQD, Alberto Paradisi, falou sobre a experiência da organização em projetos de transição tecnológica em direção à realidade da Internet das Coisas. Entre eles, o projeto que está em andamento com o Grupo São Martinho, por exemplo, que recebe apoio do BNDES, no âmbito do PAISS Agrícola. A parceria com esse grupo, um dos maiores do setor agrícola, inclui o desenvolvimento de plataforma integrada de comunicação móvel banda larga e sensoriamento para viabilizar aplicações inovadoras no segmento, como, por exemplo, agricultura de precisão, controle da frota de máquinas agrícolas em tempo real e rastreabilidade da cana-de-açúcar – da colheita até a indústria.

Paradisi falou, também, das iniciativas do ÁgoraLab, do qual o CPQD é membro. O laboratório multi-institucional foi criado com o objetivo de produzir e compartilhar conhecimento e tecnologias voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes Humanas (human smart cities), aproveitando competências de universidades, centros de pesquisa e empresas no desenvolvimento de projetos fundamentados em tecnologias e destinados a melhorar a experiência humana nas cidades de hoje e do futuro.