Em evento da Prefeitura de Campinas, CPQD apresenta seu aplicativo CPQD Alcance

Em evento da Prefeitura de Campinas, CPQD apresenta seu aplicativo para acessibilidade digital

No dia 13 de dezembro, o CPQD apresentou, durante a sessão da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Campinas, o aplicativo CPQD Alcance – tecnologia que facilita o uso de smartphones por usuários cegos ou com grande dificuldade permanente de enxergar. O objetivo do encontro foi apresentar, em detalhes, a tecnologia inclusiva do CPQD, especialmente desenhada para deficientes visuais iniciantes ou com restrições de adaptação às tecnologias móveis.

Desenvolvido pelos especialistas do CPQD, o aplicativo se apoia na tecnologia de síntese de voz e em um modelo diferenciado de interação para dispositivos móveis com tela sensível ao toque – smartphones touchscreen.

Além dos membros da Comissão, também compareceram usuários potenciais da tecnologia, os quais demonstraram grande interesse. De acordo com o pesquisador do CPQD, Claudinei Martins, a tecnologia está disponível na loja de aplicativos Google Play e é compatível com o sistema operacional Android. “Desde dezembro de 2013, quando disponibilizamos o aplicativo, já foram realizados mais de 27 mil downloads. Temos convicção de que a tecnologia tem auxiliado muitos deficientes visuais, que podem fazer uso pleno e de forma autônoma de seus celulares”, afirma Claudinei.