Tropico e Padtec recebem o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações

Empresas do Universo CPQD recebem prêmio de inovação em comunicações

A Padtec e a Trópico, duas empresas importantes do Universo CPQD, acabam de ser contempladas com o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, entregue nesta segunda-feira (26/09) pela Momento Editorial, em cerimônia realizada em São Paulo – que marcou também o lançamento da edição 2016 do Anuário.

A premiação é resultado de pesquisa junto a mais de cem empresas com atuação no mercado brasileiro, que indicaram produtos e serviços inovadores, em cinco categorias. Um júri de especialistas escolheu os mais inovadores, entre cerca de 150 projetos inscritos.

A Trópico foi premiada com o segundo lugar na categoria Fornecedores de Produtos de Comunicações, pelo Vectura LTE Module, modem 4G dual band em 450 MHz (nova banda padronizada pelo 3GPP) e 2,6 GHz. Ultracompacto, o produto tem formato padrão Mini PCI Express, o que o torna compatível com diversos equipamentos, como notebooks, tablets, CPEs com roteador WiFi integrado, terminais POS, entre outros. Já a faixa de frequência de 450 MHz oferece um raio de cobertura de até 40 quilômetros a partir da estação radiobase, sendo, portanto, indicada para levar acesso à internet em banda larga a escolas rurais e áreas de baixa densidade populacional.

Já a Padtec ficou em primeiro lugar, também na categoria Fornecedores de Produtos de Comunicações. O projeto premiado foi o do Repetidor Óptico Submarino, que faz parte de sua solução completa para redes submarinas – que também inclui equipamentos para a planta terrestre, cabos ópticos submarinos e serviços de implantação, operação e manutenção das plantas submersa e terrestre. Além disso, a Padtec recebeu o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações como Empresa de Tecnologia Nacional.

“Esses prêmios, concedidas a duas empresas do Universo CPQD, representam um importante reconhecimento dos esforços e dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica realizados pela organização, ao longo dos seus 40 anos de existência”, afirma o presidente Sebastião Sahão Júnior. “São também um indicador significativo da contribuição do CPQD para a competitividade do país, o desenvolvimento de tecnologia nacional e o fortalecimento da indústria brasileira na área de comunicações”, acrescenta.