Encontro no CPQD apresentará cases e visões de futuro sobre IoT

As inscrições para o dojot IoT day já estão abertas para todos os interessados

Promover a evolução do ecossistema de Internet das Coisas no Brasil, conectando os vários atores desse universo, e apresentar visões de futuro sobre os avanços tecnológicos nessa área. Esses são os principais objetivos do dojot IoT day, evento que terá sua segunda edição no dia 3 de outubro, nas instalações do CPQD.

“Vamos trazer especialistas de vários setores para debater assuntos importantes relacionados a IoT, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados e a tecnologia Blockchain”, destaca Maurício Casotti, responsável de marketing da plataforma aberta dojot – que foi desenvolvida pelo CPQD com a finalidade de acelerar a criação de aplicações de Internet das Coisas no país. “Teremos também a apresentação de vários cases de IoT no Brasil, em áreas distintas”, acrescenta.

A cerimônia de abertura do evento, marcada para as 9 horas, contará com a presença de Maximiliano Martinhão, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em seguida, Ramon Alberto dos Santos, do escritório Pereira Neto/Macedo Advogados, fará uma palestra sobre o tema Lei Geral de Proteção de Dados – Qual o impacto no Brasil.

Às 9h45, terá início o primeiro painel, que debaterá o potencial de IoT e Blockchain. O segundo painel do evento está programado para as 12h30 e abordará o assunto Desafios para alavancar negócios em IoT. À tarde, será realizado o terceiro painel do dojot IoT day, com o tema Desafios e oportunidades com software open source e inovação aberta.

A programação inclui ainda várias palestras com apresentações de exemplos reais de IoT no país. Werter Padilha, da empresa Taggen, falará de casos nas áreas de saúde, cidades e indústria. Rubens Maeda, gerente do Pólis CPQD, apresentará aplicações IoT concebidas para esse parque tecnológico com o uso da plataforma dojot. A TIM Brasil também falará sobre as suas experiências e cases de IoT. E o secretário municipal André Von Zuben, do Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, apresentará a iniciativa Campinas Cidade Inteligente – que transforma Campinas em um laboratório vivo para a avaliação e testes de novas tecnologias IoT.

O dojot IoT day é organizado pelo CPQD e conta com o patrocínio da Taggen Soluções IoT. Os interessados em participar do evento – que é gratuito – devem fazer sua inscrição pelo link http://www.dojot.com.br/iot-day/, onde também estão disponíveis mais informações e a programação completa.