Futuro das TICs é foco de palestra

Futuro das TICs é foco de palestra em encontro de organizações europeias e brasileiras

As oportunidades e desafios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram tema de palestra do CPQD no ELAN Network Brasil 2016, evento que reuniu em São Paulo, no início de novembro, dezenas de empresas e instituições de pesquisa europeias e brasileiras, com o objetivo de estimular o ecossistema de inovação entre os dois continentes.

A pesquisadora Cláudia Piovesan Macedo, da área de gestão da inovação do CPQD, participou da sessão temática Desafios e Oportunidades em Saúde, Energias Renováveis e TIC, que teve o objetivo de compartilhar planos estratégicos, capacidades e necessidades nesses segmentos e identificar oportunidades de colaboração entre a União Europeia e o Brasil.

Em sua palestra, Cláudia abordou a transformação digital, o conceito de Internet das Coisas (IoT), a convergência entre os mundos físico e virtual e os desafios que o Brasil tem pela frente. “Estamos ainda no início de uma era de grandes transformações, com impactos expressivos em nossa sociedade”, disse. “Os avanços alcançados nas áreas de conectividade, software, capacidade de processamento têm promovido uma verdadeira transformação digital”, enfatizou.

Organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pela Agência USP de Inovação, o evento faz parte do projeto ELAN Network – European and Latin American Technology based Business Network, fomentado pela União Europeia, que visa promover a inovação aberta a partir de uma rede internacional de parceiros englobando a indústria, instituições de pesquisa e desenvolvimento, investidores, incubadoras e agências de desenvolvimento econômico, entre outros atores.