Hands-on IoT Experience: demonstração de soluções de Internet das Coisas acontece no Hiperespaço

Acelerar a implantação de soluções de Internet das Coisas (IoT) nas empresas. Esse foi o principal objetivo do evento Hands-on IoT Experience, que aconteceu no Hiperespaço do CPQD, na segunda-feira, 23 de outubro – dia em que começou, em todo o território brasileiro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Realizado pela Advantech, CPQD e Microsoft, o Hands-on IoT Experience teve como foco a demonstração prática de soluções IoT – do hardware à nuvem -, de modo a colocar à disposição dos participantes um pacote pronto para implementar suas soluções. Esse pacote incluiu o software WISE-PaaS integrado para gerenciamento de dispositivos, gerenciamento de segurança centralizado, editor de conteúdo interativo de multimídia, SCADA (Controle Supervisor e Aquisição de Dados), HMI (Interface Homem-Máquina) e, também, ferramentas de desenvolvimento abrangentes e SDKs com protocolo padrão (Modbus / OPC / MQTT) para sensores e outros dispositivos.

O Hands-on IoT Experience foi dividido em duas partes: na primeira, foram apresentadas as estratégias de IoT e a segunda foi dedicada a workshops sobre conceitos de Architecture Design Sessions (ADS).

Além de ceder o Hiperespaço para sua realização, o CPqD deu suporte e mentoria aos participantes do evento. O Hands-on IoT Experience fez parte da programação que antecedeu a IoT Experience 3, realizada na terça-feira (24/10), também nas instalações do CPQD.

handson

hiperespaco