Internet das Coisas na indústria é tema de participação do CPQD em evento em Santa Catarina

Internet das Coisas na indústria é tema de participação do CPQD em evento em Santa Catarina

Internet das Coisas e Automação Industrial é tema da participação do CPQD no seminário “Inovação e o Futuro da Indústria” promovido pela Embrapii e pela Federação das Indústrias no Estado de Santa Catarina (Fiesc), em 31 de outubro, na sede da Fiesc, em Florianópolis/SC.

O Vice-Presidente de Inovação do CPQD, Alberto Paradisi, falou ao público sobre os projetos de IoT voltados à automação da indústria. Um dos cases diz respeito a um inovador projeto de rede móvel de quarta geração, baseada na tecnologia LTE, em desenvolvimento em parceria com o Grupo São Martinho – um dos maiores do setor sucroalcooleiro do País – para a coleta de informações no campo em tempo real.

O executivo também contou sobre a experiência dos times do CPQD em projetos desenvolvidos em parceria com indústrias. São sistemas que envolvem conceitos de robótica e visão computacional, sensores e aplicações para monitoramento de temperatura e umidade do ambiente fabril para controle da qualidade de produção e, ainda, sistema de controle e rastreabilidade para a otimização do processo produtivo, baseado na tecnologia de identificação por radio frequência (RFID).

O evento da Fiesc reuniu as 14 unidades Embrapii, entre elas a Unidade Embrapii CPQD – Comunicações Ópticas, para debater o impacto de alguns segmentos industriais no cenário econômico, além de mostrar como pode ser o fomento da inovação industrial e da competitividade nacional patrocinado pelas novas fontes de financiamento.