Interoperabilidade entre objetos na Internet das Coisas é tema de Webinar do CPqD

O quarto webinar sobre Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) da série que o CPQD vem promovendo, tem como tema a interoperabilidade entre os bilhões de objetos que farão parte desse novo universo. O evento, realizado via web no último dia 24 de junho, foi apresentado pelo pesquisador Vinícius Garcia de Oliveira e está disponível no canal do CPQD no YouTube (em https://www.youtube.com/user/ComunicacaoCPqD).

“O valor de uma rede pode ser medido pela quantidade de elementos capazes de interagir entre si, por intermédio dela. Quanto mais elementos possui, maior é o seu valor”, diz Vinicius. Segundo ele, no universo da Internet das Coisas, quanto mais objetos integrados, maiores as possibilidades de interação e, também, o valor. “Mas, se tivermos uma rede fragmentada, com restrições de interoperabilidade entre os dispositivos, teremos uma limitação na capacidade da IoT em transformar a sociedade”, acrescenta.

Com o título “Framework padrão: o santo graal da interoperabilidade”, o quarto webinar da série sobre IoT lembra os primeiros esforços dos grandes organismos de padronização para a definição da arquitetura para a Internet das Coisas, até chegar às recentes alianças da indústria visando a criação de frameworks para o desenvolvimento dos dispositivos.

“A definição e uso de um framework comum são fundamentais para o desenvolvimento e a interoperabilidade das aplicações de IoT”, explica o pesquisador. “Contudo, o problema atual não é a falta de um framework e, sim, o grande número de iniciativas que almejam tornar-se o padrão de mercado.” Esse complexo cenário, que envolve questões técnicas e políticas, também é abordado na apresentação.

A série de webinars do CPQD sobre Internet das Coisas é constituída de seis apresentações, realizadas mensalmente, cobrindo os vários aspectos relacionados ao assunto. Todas as edições já apresentadas estão disponíveis para acesso.

Webinar - Internet das Coisas