CPqD-na-Câmara-dos-Deputados

IoT é foco de apresentação do CPqD na Câmara dos Deputados

O CPqD marcou presença no seminário Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil, realizado na terça-feira (06/11), em Brasília. Promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, o evento foi dividido em três painéis destinados a oferecer uma visão sobre a revolução que a Internet das Coisas deverá provocar no ambiente de negócios e na vida das pessoas em geral, bem como sobre os desafios tecnológicos para a implantação desse conceito no país.

Vinícius Garcia de Oliveira, que atuou como coordenador no CPqD do Estudo Nacional de IoT – realizado para o BNDES e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pelo consórcio CPqD, McKinsey e escritório Pereira Neto/Macedo Advogados -, participou do terceiro painel do seminário, que discutiu aspectos relativos ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em Internet das Coisas. “A ideia foi apresentar as principais tendências tecnológicas e também alguns exemplos reais de projetos, mostrando a importância da criação de um ecossistema nesse setor”, conta Oliveira, que atualmente é responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes do CPqD.

CPqD-na-Câmara-dos-Deputados_2

Em sua apresentação, Vinícius Oliveira destacou que o Brasil deverá ser um grande usuário de IoT e que tem potencial para se tornar, também, desenvolvedor de aplicações e serviços. Entre os exemplos citados na palestra, ele destacou dois projetos desenvolvidos pelo CPqD – em parceria com a startup Pluvi.On e a empresa Qualcomm.

Assista ao vídeo da apresentação: