Sistema da Informação - Latin America Utillity Week

Latin American Utility Week: palestras destacam o desafio da segurança da informação em smart grid

Os desafios relacionados à segurança da informação nas redes elétricas inteligentes (smart grids) são o foco das duas palestras de especialistas do CPQD no Latin American Utility Week, importante evento do setor de utilities que se realiza em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de setembro. O encontro, que acontece no Transamerica Expo Center, reúne concessionárias e empresas que atuam nas áreas de energia elétrica (geração, transmissão e distribuição), água, gás e, também, de cidades e redes inteligentes, em vários países da América Latina.

“O setor de utilities passa por um processo de transformação, com a inserção de novas tecnologias de medição e automação”, observa José Reynaldo Formigoni Filho, gerente de Tecnologia de Segurança da Informação e Comunicação do CPQD. “Isso traz vários benefícios, mas também grandes desafios como, por exemplo, ameaças de fraudes e de ataques cibernéticos associadas ao uso de novas tecnologias de software e hardware”, acrescenta.

Em uma das palestras do CPQD no evento, o consultor Nelson Uto aborda a questão das Perdas Não Técnicas e Fraudes em Medidores: principais vulnerabilidades (software e hardware), ações de mitigação e medidas que podem ser adotadas para evitar o problema. Já o pesquisador Sérgio Ribeiro trata, em sua palestra, da segurança da comunicação em infraestruturas de medição avançada (AMI, na sigla em inglês). Programada para quinta-feira (15/09), a apresentação tem como tema Vulnerabilidades e Arquiteturas Seguras AMI. Além de tratar das ameaças e dos requisitos de segurança para AMI, Ribeiro também fará uma análise de modelos e soluções adotadas em diferentes países.