​No evento Agronegócio Inteligente, CPqD destaca cenário da conectividade no campo para atender aplicações de IoT

​No evento Agronegócio Inteligente, CPqD destaca cenário da conectividade no campo para atender aplicações de IoT

O cenário atual da infraestrutura de conectividade nas áreas rurais do Brasil foi destaque na apresentação do CPqD no seminário Agronegócio Inteligente, realizado na quarta-feira (15/03), em suas instalações. Organizado pelo Fórum Brasileiro de IoT, o evento teve como objetivo discutir a aplicação do conceito de Internet das Coisas no agronegócio e mostrar os benefícios que isso poderá trazer ao setor – um dos mais importantes da economia brasileira, em volume de negócios e de exportação.

Na palestra As Tecnologias de Informação e Comunicação no Agronegócio, Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Tecnologias de Comunicações sem Fio, apresentou um panorama da conectividade nesse setor e a visão do CPqD em relação ao assunto. “A conectividade é um elemento essencial para atender à demanda crescente do agronegócio por soluções de TICs. Mas ainda representa um gargalo não só no Brasil como no mundo”, disse.

Figueiredo abordou, também, a experiência do CPqD no projeto AgroTICs, que conta com o apoio do BNDES e vem sendo conduzido em parceria com o Grupo São Martinho. “Esse projeto é um bom exemplo das aplicações avançadas que podem ser desenvolvidas pelo CPqD para atender às necessidades de aumento de produtividade no campo, especialmente quando implementadas com base na infraestrutura de rede adequada e alinhadas com as arquiteturas globais de referência em IoT”, acrescentou.