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Plataforma CPqD Assistente Virtual ganha prêmios

A tecnologia CPqD Assistente Virtual – que utiliza recursos de Inteligência Artificial para automatizar o atendimento ao cliente em canais de texto e de voz – conquistou dois prêmios relevantes no mês de outubro. Um deles como destaque na rodada de negócios do 100 Open Techs, realizada durante o InovaCampinas 2018, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro. O outro foi o Prêmio Best Performance 2018, entregue no evento CMS Business Revolution à solução Kami, desenvolvida pela PGMais – com base na plataforma CPqD Assistente Virtual – e implantada pela Bellinati Perez.

O 100 Open Techs é uma iniciativa que conecta universidades e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) com grandes empresas de vários setores e startups, com o objetivo de promover a inovação. Possui uma plataforma online, onde as instituições podem cadastrar suas tecnologias, que ficam disponíveis para as empresas e startups interessadas em inovar seus produtos e processos. O CPqD tem 20 tecnologias cadastradas nessa plataforma, que foram apresentadas nas rodadas de negócios realizadas no decorrer do InovaCampinas.

“O prêmio foi concedido às tecnologias que despertaram maior interesse durante as reuniões e, portanto, maior potencial de geração de negócios”, explica Fábio Niizu, responsável pela área de Inovação Aberta do CPqD, que participou do evento. “E o CPqD Assistente Virtual ficou com o primeiro lugar, com a maior quantidade de indicações de interessados”, acrescenta.

Já o Prêmio Best Performance é atribuído pela CMS aos cases escolhidos por um júri como destaque em melhores práticas dos mercados de crédito, cobrança e contact center. O case Kami – Unidade Integrada de Cobrança Cognitiva, inscrito pela Bellinati Perez em parceria com a PGMais, levou o ouro na categoria Excelência em Cobrança Digital: Aplicação de assistentes virtuais/chatbot.

Desenvolvida a partir da plataforma CPqD Assistente Virtual, a aplicação Kami, da PGMais, foi implantada na Bellinati Perez com o objetivo de agilizar a análise e resposta de clientes por meio de SMS. Segundo a empresa, o uso da solução reduziu os custos operacionais nessa área, ao mesmo tempo em que permitiu atender 100% dos retornos e atingir 92% de assertividade nas intenções dos clientes. “A Kami é a primeira assistente virtual desenvolvida pela PGMais em cima da plataforma do CPqD e já atende vários clientes no mercado de cobrança e crédito, com excelentes resultados”, afirma Thatianne Prette Mosimann, responsável pelo portfólio de Interação e Colaboração do CPqD.